Os últimos dois fugitivos de Vale de Judeus foram capturados, ficando encerrado o caso que deixou o país de boca aberta em setembro. Entretanto, há mais uns que vão "bater com os costados" na cadeia, para usar uma expressão popularizada pelo deputado suspeito de furtar malas, que acaba de regressar ao Parlamento.
Corpo do artigo
Mark Roscaleer e Rodolfo Lohrmann foram detidos juntos, esta manhã, em Alicante, Espanha, após "uma persistente e ininterrupta" troca de informações entre a Polícia Judiciária e as autoridades espanholas. Foram necessários cinco meses para encontrar os últimos dois dos cinco evadidos que fugiram da prisão de Vale de Judeus a 7 de setembro. Recorde quem são estes criminosos e como escaparam da cadeia nesta infografia interativa que o João Correia e o Tiago Coelho fizeram sobre o tema.
No campo da Justiça, há mais um caso a ensombrar o Chega. O dirigente Nuno Pardal Ribeiro foi acusado pelo Ministério Público de dois crimes de prostituição de menores agravados. O deputado da Assembleia Municipal e vice-presidente da distrital de Lisboa, de 51 anos, é suspeito de se ter envolvido sexualmente com um jovem de 15 anos e de lhe pagar pelos atos praticados. Já renunciou ao mandato e demitiu-se da distrital e André Ventura admite que o caso é suficientemente grave para expulsá-lo do partido.
E por falar no Chega, o deputado dos Açores que dominou todas as atenções nas últimas semanas, por ser suspeito de furtar malas no aeroporto da Portela, voltou ao Parlamento depois de uma semana de ausência. Miguel Arruda, agora deputado não-inscrito, já disse que os criminosos devem "bater com os costados" na cadeia. Esta terça-feira, "bateu com os costados" não na cadeia mas numa cadeira mesmo ao lado do Chega.
Ainda no campo da Justiça, o militante neonazi Mário Machado anunciou nas redes sociais que se irá entregar dentro de aproximadamente dez dias numa cadeia para cumprir os dois anos e 10 meses de prisão a que foi condenado. Antes de "bater com os costados" na prisão, prometeu marcar presença numa manifestação nacionalista do Grupo 1143 que se irá realizar sábado, em Albufeira.
Sem ter nada a ver com cadeias ou costados, Marques Mendes anunciou esta quinta-feira a candidatura a Belém. Entregou o cartão de militante do PSD para mostrar "isenção" e puxou dos galões da experiência, num discurso cheio de recados a Gouveia e Melo. Veja aqui as principais ideias.
Para terminar, aproveitando o mote das eleições, eis uma ideia inovadora para combater a abstenção. A cidade alemã de Duisburg está a oferecer uma cerveja a quem votar antecipadamente nas eleições de 23 de fevereiro, como forma de combater a fraca participação eleitoral.