Polícia deteve suspeito de homicídio de mulher grávida desaparecida há mês e meio. A nível político, Marcelo diz que foi Costa quem pediu para Lucília Gago ir a Belém explicar-se.
Corpo do artigo
O mistério estava criado há mês e meio com o desaprecimento de uma mulher grávida na Murtosa. Esta quinta-feira, a Polícia Judiciária de Aveiro deu um passo importante para esclarecer a história, quando deteve um homem suspeito do homicídio, um antigo companheiro da vítima. Mas até agora não se conhecem mais contornos, nem como se concretizou o crime. O jornalista Alexandre Panda acompanha o caso e faz o comentário à ação policial que levou à detenção de um suspeito.
A nível político, com envolvência judicial, o presidente da República comentou a Operação Influencer e a ida de Lucília Gago a Belém no dia das buscas no gabinete de António Costa. "O sr. primeiro-ministro já esclareceu que ele pediu para eu pedir o encontro à senhora procuradora-geral da República. Mais do que isso não posso dizer", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, lacónico, durante a visita que está a efetuar à Guiné-Bissau acompanhado por António Costa.
Neste plano nacional de crise, a jornalista Anabela Silva conta como decorreu a Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa. O seu presidente disse no final que são necessários mais esclarecimento para explicar a queda do Governo. "Todos temos o direito de saber", afirmou D. José Ornelas, convicto de que os portugueses têm “curiosidade em conhecer as razões, o processo, que levou à queda do Governo” e que são necessários "esclarecimentos mais aprofundados e clarificadores".
A amnistia a jovens com menos de 30 anos, aprovada por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, teve novos desenvolvimentos. O jovem que, em fevereiro de 2022, planeou um ataque na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - e foi condenado a uma pena em regime de internamento - foi libertado, depois de ter beneficiado da amnistia. Desde setembro de 2023, o regime excecional já libertou 235 reclusos, conta a jornalista Inês Banha.
Seguindo para o desporto, os acontecimentos da última Assembleia Geral do FC Porto para revisão de estatutos ainda mexem, com uma reunião importante do Conselho Superior do clube a realizar-se esta quinta-feira à noite. O JN dá a conhecer "quem são os ilustres que fazem parte do Conselho Superior do F. C. Porto", um órgão que é mais do que consultivo e pode anular a continuação da assembleia de sócios.
No JN Direto, esta quinta-feira pode ficar a saber mais sobre alimentação com a nutricionista Ana Bravo. "Há algum tempo que a batata doce está na moda e tem-se destacado em centenas de receitas difundidas nas redes sociais. Mas será mesmo mais saudável do que a batata convencional?" Para saber a resposta basta aceder ao vídeo da rubrica Nutrição com Coração.
No mesmo formato vídeo, pode ainda conhecer o novo filme de Ken Loach, "O Pub Old Oak", apresentado, como habitual, pelo crítico João Antunes. O cineasta britânico mantém-se no seu espaço de eleição, a área social, desta vez abordando o tema dos refugiados sírios no Reino Unido. Conheça também a as outras estreias da semana: "O Mestre Jardineiro", de Paul Schrader e "Só Nós Dois" de Valérie Donzelli.