Corpo do artigo
O Mundo pula e avança - para sítios muito estranhos - e Donald Trump, que ganhou recentemente a corrida à Casa Branca, nomeou Elon Musk, o homem mais rico do planeta, para liderar o novo Departamento de Eficiência Governamental dos EUA. O nome é pomposo, mas o DOGE (no acrónimo em inglês) não terá poder equivalente aos restantes departamentos (os nossos ministérios).
O dono do X (antigo Twitter) e o ex-candidato nas primárias republicanas Vivek Ramaswamy vão "prestar aconselhamento e orientação de fora do Governo". Nas palavras do presidente eleito, "estes dois maravilhosos americanos" vão abrir caminho a que seja possível "desmantelar a burocracia do Governo, cortar as regulamentações excessivas, cortar despesas desnecessárias e reestruturar as agências federais". O jornalista Gabriel Hansen explica-lhe tudo aqui.
E por falar em X, o jornal britânico "The Guardian" anunciou esta quarta-feira que vai deixar de usar a rede social de Musk, onde soma mais de 80 contas com 27 milhões de seguidores. "Isto é algo que temos vindo a considerar há algum tempo, dado o conteúdo muitas vezes perturbador promovido ou encontrado na plataforma, incluindo teorias da conspiração de extrema-direita e racismo", explicou o meio de comunicação social, defendendo que o recente processo eleitoral foi a derradeira evidência necessária à tomada de decisão. "A campanha presidencial dos EUA serviu apenas para sublinhar o que consideramos há muito tempo: que o X é uma plataforma mediática tóxica e que o seu proprietário, Elon Musk, tem sido capaz de usar a sua influência para moldar o discurso político", sublinhou.
O Mundo pula e avança e de Espanha também não chegam boas notícias. Mais de três mil pessoas ficaram desalojadas devido às inundações em Málaga e Valência está em alerta vermelho devido a uma nova DANA (Depressão Isolada em Altos Níveis, no acrónimo em castelhano). As redes sociais voltaram a encher-se de imagens de caos: ruas alagadas, lojas destruídas e aeroporto inundado.
Os efeitos da chamada gota fria já se sentem em Portugal, com a descida acentuada da temperatura. A neve fechou estradas no maciço central da Serra da Estrela e são esperadas fortes chuvas e trovoada sobretudo nas regiões do Algarve e Alentejo.
O Mundo pula e avança e Fernando Madureira prestou finalmente declarações na instrução do processo Pretoriano, tendo negado a prática de qualquer crime: recusou agressões, ameaças e coação, confirmando apenas o amor ao emblema azul e branco e a gratidão a Pinto da Costa.
Entretanto, o Tribunal da Relação do Porto manteve a pena de 18 anos de prisão a Marco Orelhas e de 20 anos ao filho Renato pelo homicídio de Igor Silva e a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, que engloba 31 organizações, mostrou-se solidária com as mulheres que acusam Boaventura de Sousa Santos de assédio sexual. O sociólogo e diretor emérito do Centro de Estudos Sociais de Coimbra intentou uma ação cível contra quatro denunciantes, estando a audiência em tribunal marcada para esta sexta-feira. A jornalista Rita Neves Costa dá-lhe conta dos últimos detalhes do caso.
O Mundo pula e avança e o dia também se faz de notícias animadoras. Sabia que os portugueses são dos mais cumpridores da Europa a pagar contas? Segundo o "European Consumer Payment Repor", 85% dos cidadãos deste retângulo à beira-mar plantado pagam as despesas a tempo, número só ultrapassado por Espanha, com 89%.
A terminar, um gesto de fair-play. A marca de preservativos Control, que habituou o público a um marketing hilariante nas redes sociais, decidiu esta quarta-feira remover uma publicação, após vários comentários a acusá-la de estar a passar uma mensagem transfóbica. Se não está a par da polémica, contamos-lhe tudo aqui. Para uns, a piada foi inofensiva, para outros ofensiva, com a marca a agradecer a quem a chamou à razão. É assim que o Mundo pula e avança.
Obrigada por estar com o seu JN.
Boas leituras!