O processo "Tutti Frutti" e a morte de Maria Teresa Horta
Corpo do artigo
O Ministério Público pretende perda de mandato para 13 autarcas. O desaparecimento de um dos nomes incontornáveis da literatura portuguesa contemporânea. No Dia Mundial do Cancro.
O Ministério Público pediu a perda de mandato e futura inelegibilidade de 13 autarcas, entre presidentes, ex-presidentes e membros de executivos de juntas de freguesia e câmaras municipais alvo de acusação no processo "Tutti Frutti". No total, foram acusados 60 arguidos, pessoas singulares e coletivas, por crimes de corrupção ativa e passiva, branqueamento, prevaricação, tráfico de influência, falsificação ou contrafação de documento e burla qualificada.
Ainda na Justiça, mas mudando de assunto, o Tribunal Judicial do Porto marcou o início do julgamento da Operação Pretoriano para 17 de março. Já há 14 datas reservadas para o julgamento do processo que tem como arguidos Fernando Madureira, a mulher e outros elementos dos Super Dragões. O tribunal ainda não decidiu se julgamento será à porta fechada.
O dia ficou ainda marcado pela presença de Hernâni Dias na Assembleia da República. O ex-secretário de Estado da Administração Local garantiu que agiu sempre com “boa-fé, lisura e transparência”. Ouvido no âmbito da Comissão de Poder Local e Coesão Territorial por causa da criação de duas imobiliárias, já depois de ter tomado posse no Governo, afirmou que não avisou Luís Montenegro sobre as empresas.
No Dia Mundial do Cancro, a taxa de mortalidade por cancro de cólon e reto, estômago, próstata e pulmão baixou entre 2018 e 2022, enquanto a relativa ao cancro da mama estabilizou, segundo dados do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas. O cancro é a principal causa de morte dos cidadãos da União Europeia com menos de 70 anos.
Portugal ficou mais pobre. Hoje, aos 87 anos, faleceu Maria Teresa Horta. Poeta, escritora e jornalista, a sua obra confunde-se com a luta pela liberdade de expressão e pelos direitos das mulheres, tornando-se uma referência incontornável na cultura portuguesa. As reações à sua morte podem ser lidas aqui.
No futebol, nesta terça-feira, estamos a viver a ressaca de mais um fecho do mercado de inverno. As transferências foram muitas e algumas delas só foram concretizadas em cima da meta. Recorde as principais mexidas para não ficar fora de jogo.
Por falar em transferências, há uma que está a intrigar milhões e milhões de pessoas. Na NBA, o principal campeonato de basquetebol de clubes do mundo, o esloveno Luka Doncic, um dos melhores basquetebolistas do planeta, foi chutado dos Mavericks sem saber e passou a representar os Lakers. “Se ele foi trocado, então, qualquer um pode ser", foi uma das muitas reações dos atletas, num enredo com pano para mangas. O jornalista Joel Floriano explica-lhe a mudança mais estranha da história da competição americana.
No universo JN, destaque para um trabalho assinado pela jornalista Ana Tulha, na “Notícias Magazine”, que nos revela que há cada vez mais bebés e crianças com depressão e para cinco programas românticos e cheios de sabor, sugeridos pelo jornalista André Rosa na “Evasões”, a pensar no Dia de São Valentim.
Boas leituras. E continuação de boa semana.