No dia em que o pacote de medidas de apoio aos jovens, anunciado pelo primeiro-ministro, foi recebido com críticas da Esquerda à Direita, o presidente-executivo da Ryanair foi alvo de um ataque doce de ativistas belgas.
Corpo do artigo
Esta quinta-feira despertou ainda marcada pelos ecos do que António Costa disse ontem à noite, em Évora, na abertura da Academia Socialista, diante de uma plateia de jovens, faixa etária a quem prometeu oferecer um pacote de medidas. Da devolução do dinheiro das propinas aos passes gratuitos, passando por uma semana de férias nas pousadas da juventude. As promessas anunciadas foram recebidas com críticas dos partidos à Esquerda e à Direita.
Enquanto isso, as fugas de informação ao que aconteceu na reunião do Conselho de Estado, no Palácio de Belém, estão a merecer duras críticas. O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, considerou-as uma ofensa a esse órgão de consulta e aos conselheiros,
Lá fora, em Bruxelas, na Bélgica, duas ativistas ambientais atiraram tortas à cara do presidente-executivo da Ryanair. O incidente aconteceu quando Michael O'Leary realizava um protesto individual em frente à Comissão Europeia contra as repetidas greves dos controladores de tráfego aéreo na União Europeia que afetaram a companhia aérea irlandesa, a maior da Europa em número de passageiros. Veja o vídeo da agressão aqui.
Voltando a Portugal, mais propriamente ao Porto, o final da manhã ficou marcado por uma rixa entre 60 pessoas. Tudo por causa de um lugar para vender castanhas na cidade Invicta. Os desacatos causaram quase uma dezena de feridos, alguns dos quais agredidos com garrafas de vidro, que foram assistidos pelo INEM.
Ainda por cá, amanhã, 11 distritos do continente vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada e ocasionalmente de granizo. Quer saber se a sua terra vai ser presenteada com mau tempo? Clique aqui.
No Desporto, enquanto a seleção de futebol ganha fôlego para a dupla jornada de apuramento para o Europeu do próximo ano que arranca amanhã, na Eslováquia – Rúben Neves está lesionado e fica fora de jogo –, continua na estrada o Grande Prémio JN em ciclismo. Hoje, na sexta etapa, que ligou o Porto a Esmoriz (Ovar), Fábio Costa chegou na frente, mas Luís Fernandes continua de amarelo. Siga, ao minuto, aquela que é uma das principais provas velocipédicas nacionais.
No universo JN, destaque para a entrevista de José Maria Tallon à Notícias Magazine, que alerta para a vaga de obesos criada pela pandemia: “Os atuais adolescentes serão os primeiros a viver menos do que os pais”.
Como ainda muitos leitores estão de férias, uma sugestão da Evasões na última página desta newsletter: Odemira volta a receber a Semana Gastronómica do Polvo. Vai ser de 9 a 17 deste mês. Faça-se à estrada e sente-se à mesa.
Boas leituras. Boa noite.