Plásticos no mar, telemóveis caídos do céu e uma taxa adiada
Corpo do artigo
Há uma "maré de plásticos" a chegar às praias espanholas que pode atingir a costa portuguesa lá para a Primavera. As esferas de cinco milímetros, usadas como matéria-prima para "pellets", caíram ao mar em dezembro em águas portuguesas, mas por enquanto estão a dirigir-se para norte. Além da poluição das praias, pode haver impacto na cadeia alimentar, alerta o hidrobiólogo e investigador Bordalo e Sá.
Ainda não é desta que os hospitais vão começar a pagar aos bombeiros pelas horas que demoram a devolver as macas dos doentes transportados para as urgências. Apesar das ameaças de cobrança de uma taxa, a Liga dos Bombeiros Portugueses reuniu com a Direção Executiva do SNS e decidiu esperar por uma nova reunião que está marcada para dia 18.
Os alunos do secundário não têm que se preocupar porque vão ter tempo para se familiarizarem com as plataformas dos exames nacionais digitais. A garantia foi deixada pelo ministro da Educação, João Costa, que também desvalorizou os alertas de diretores escolares para a existência de milhares de equipamentos avariados.
No desporto, o presidente do F. C. Porto continua indeciso sobre as próximas eleições. Avança, não avança? Para não deixar ninguém ansioso, já foi adiantando quais serão as prioridades se for candidato. Veja aqui quais são.
Nos Estados Unidos, caiu um milagre dos céus que bem pode ser argumento para a próxima campanha publicitária da Apple. Um iphone caído da cabine do avião da Alaska Airlines, que estava a cinco mil metros de altitude quando perdeu uma porta e um pedaço da fuselagem, foi encontrado junto a uma estrada em perfeito estado e a funcionar. O insólito foi noticiado pela agência France Press e foi confirmado nas redes sociais pela chefe da agência norte-americana responsável pela segurança dos transportes, que está a investigar o incidente com o avião que aterrou de emergência em Portland, na sexta-feira passada. Ainda mais estranho, é que já tinha sido encontrado outro telemóvel caído do mesmo avião, mas da porta nem sinal.
Para terminar, se é fã da série "The Crown" aproveite para ler a entrevista exclusiva ao JN da atriz Elizabeth Debicki que interpreta o papel da Princesa Diana. A vencedora do Globo de Ouro para melhor atriz secundária conta como se preparou para o papel.