Corpo do artigo
Final de semana, façamos um balanço do que mais a marcou. Mais de 124 mil hectares foram consumidos pelo fogo em Portugal Continental. Desde domingo, o país enfrentou incêndios devastadores, concentrando-se principalmente nas regiões do Alto Tâmega, Ave, Região de Aveiro, Tâmega e Sousa e Viseu Dão Lafões. Estes territórios somam 93% da área ardida, refletindo o impacto massivo nas comunidades e na paisagem natural.
Das chamas às chuvas. Após a tragédia dos incêndios, o clima volta a colocar desafios. Sete distritos, incluindo Aveiro, Braga, Porto e Viana do Castelo, estão sob aviso amarelo devido a aguaceiros fortes e trovoadas.
Ao tempo o que é do tempo, à justiça o que é da justiça. O Tribunal da Concorrência manteve as coimas de 225 milhões de euros aplicadas aos bancos envolvidos no cartel, que limitou a concorrência no mercado de crédito, afetando significativamente os consumidores. "A infração é muito grave, uma vez que as visadas reduziram a concorrência [no mercado de crédito] através de uma prática concertada", afirmou a juíza Mariana Gomes Machado, na leitura da súmula da sentença do processo conhecido por 'cartel da banca'.
E por falar em justiça, o ex-primeiro-ministro António Costa enviou hoje as suas respostas à comissão sobre o controverso caso das gémeas, enquanto Carla Silva, ex-secretária de Lacerda Sales, declarou sentir-se um "bode expiatório".
E assim, parece que não estamos bem nem dentro nem fora de portas. A Rússia ameaçou Portugal após o envio dos helicópteros Kamov para a Ucrânia.
Apesar das más notícias, há espaço para a celebração cultural. O renovado Centro de Arte Moderna (CAM) da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, foi hoje inaugurado e vai ter no fim de semana uma festa de entrada livre que inclui performances, concertos, conversas e exposições.
Na Notícias Magazine escreveu-se sobre café. Há boas e más notícias (sobretudo boas, no entanto...). Por fim, venha connosco ver um pouco mais da Sagrada Família, em Barcelona, que está "quase" pronta.
Obrigada e até à próxima