Corpo do artigo
O país, em plena pré-campanha eleitoral, está em ebulição com as promessas de Luís Montenegro no congresso do PSD neste último fim de semana. Os seus opositores diretos, Pedro Nuno Santos e José Luís Carneiro já vieram a terreiro acusar o líder social-democrata de eleitoralismo antecipado. Neste bate boca, o PSD vai respondendo que os dois candidatos à liderança do PS andaram "a fingir que não foram membros deste Governo". Estamos na onda das prendas de Natal antecipadas.
Isto no mesmo dia em que ficámos a conhecer os dados da pobreza em Portugal. O Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou que o número de pessoas em risco de pobreza aumentou para 17% em 2022, segundo o qual a pobreza aumentou em todos os grupos etários e afetou mais significativamente as mulheres.
Mas o dia tem sido marcado por mais casos de justiça. Finalmente fez-se alguma luz sobre a descoberta de cerca de meio milhão de euros escondidos em muros numa aldeia de Penafiel. Um emigrante reclama a quantia e diz que faltam 80 mil euros.
Após grande operação policial, que resultou na detenção de várias pessoas no âmbito da Operação Gota D'Água que investiga a falsificação de análises de água destinada ao consumo humano, o tribunal decidiu como medida de coação a obrigação de permanência na habitação com pulseira eletrónica da diretora do Laboratório Regional de Trás-os-Montes.
De Trás-os-Montes viajamos até ao Brasil, onde cerca de 10 pessoas, portugueses e brasileiros, foram constituídas arguidas na investigação sobre suspeitas de corrupção no Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, envolvendo um esquema de legalização ilícita de documentos para obtenção de nacionalidade portuguesa.
Um dos casos mais misteriosos, da grávida desaparecida a 3 de outubro na Murtosa, continua por resolver. A família, apesar de nada ter encontrado num pinhal da Torreira, continuou os trabalhos de procura pelo cadáver, depois de os ter suspendido ao final de domingo, em buscas organizadas de forma espontânea.
Na cena internacional, a guerra na Faixa de Gaza continua a dominar a atualidade. Desta vez, foi prolongada a trégua entre o Hamas e Israel por mais dois dias de forma a poder libertar mais reféns e prisioneiros. Saiba tudo ao minuto aqui.
A um dia de o F. C. Porto defrontar o Barcelona, o Jornal de Notícias faz uma antevisão do jogo que pode apurar os portistas para a próxima fase da Liga dos Campeões. Os campeões espanhóis, que estão a fazer um campeonato interno mediano, esperam que o jogo na capital catalã represente "um ponto de viragem".
Por fim, se quiser saber as últimas novidades do North Music Festival 2024, a jornalista Catarina Ferreira faz uma apreciação sobre o novo lugar que irá decorrer o festival de música. A ambição da organização é crescer para uma lotação de 50 mil pessoas. Já estão confirmados os britânicos Keane na próxima edição.
Boas leituras!