Quando se toca na ferida, ela dói. Foi o que o Ministério Público fez em relação ao temas das buscas nas sedes do PSD e na casa de Rui Rio, que, desproporcionadas ou não, fez soar os alertas de toda a comunidade política. Uma indignação porque o poder judicial atacou o poder político.
Corpo do artigo
Uns chamarão promiscuidade entre o Parlamento e os partidos e os dinheiros que por aí circulam, outros normalidade porque é uma prática de décadas em todo o espectro político. E se há dúvidas, muda-se a lei. Afinal é para isso que existe o Parlamento, para legislar. Precupado com todas estas questões, o presidente da República está a tentar por água na fervura e pede para que se termine esta "sensação de guerra entre os poderes político e judicial". Tudo porque existe uma nebulosa sobre os ordenados pagos pelo Parlamento a assessores partidários que raramente aparecem na casa da democracia.
Continuando no domínio da justiça, o cofundador da Altice Armando Pereira está indiciado por um total de 11 crimes de corrupção ativa e passiva, branqueamento e falsificação no processo "Operação Picoas". O principal arguido da investigação do Ministério Público está detido desde quinta-feira e vai começar a ser interrogado hoje no Tribunal Central de Instrução Criminal pelo juiz Carlos Alexandre.
Voltando ao Parlamento, desta vez para discutir os estutos das ordens profissionais. O Governo foi fortemente atacado pela Oposição por querer "nacionalizar" as ordens, com a ministra dos Assuntos Parlamentares a prometer que "ninguém quer controlar ninguém". Mais um assunto em que se toca na ferida e dói.
Com a Jornada Mundial da Juventude a aproximar-se, o Jornal de Notícias dá-lhe a informação útil de quem estará em greve entre 1 e 6 de agosto. Quem tiver problemas de saúde ou pretende viajar, deve acautelar-se.
O despejo dos artistas do centro comercial Stop continua a agitar as águas no Porto. Depois de terça-feira a Polícia Municipal do Porto ter selado mais de uma centena de lojas por falta de licenças, os artistas continuam a sua luta por um lugar para sobreviver. A Câmara do Porto está agora a propor a mudança para a antiga escola Pires de Lima, a 200 metros do Stop.
Lá por fora, a vaga de calor que assola a Europa continua a causar estragos, principalmente na Grécia. As autoridades ordenaram novas evacuações na sequência dos incêndios florestais que deflagraram perto da capital, Atenas, numa altura em que o país é atingido por uma segunda vaga de calor e regista temperaturas recorde.
Enquanto não há pontapés na bola a sério, as equipas vão-se reforçando para a temporada e nada melhor que o Jornal de Notícias para saber as últimas do ataque ao mercado. Como é o caso do F. C. Porto que chegou a acordo para a contratação de Alan Varela aos argentinos do Boca Juniors. O médio defensivo, de 22 anos, era uma das prioridades portistas para o reforço do meio-campo.
Boas leituras!