A sul falta água, em estado líquido ou sólido. A norte, as temperaturas vão cair a pique nos próximos dias e a neve poderá cobrir algumas zonas montanhosas. Um arranque de semana com múltiplos problemas na saúde e na justiça. E há duas mortes a lamentar: Arnaldo Trindade (cultura) e Franz Beckenbauer (futebol).
Corpo do artigo
As seis albufeiras no Algarve estão a 25% da sua capacidade, menos 20 pontos percentuais do que em igual período do ano passado, com um total de menos 90 hectómetros cúbicos de água. Estamos perante a maior seca desde que há registo na região. A Agência Portuguesa do Ambiente espera apresentar ainda este mês um plano de contingência com novas regras de consumo de água.
Subindo mais para norte, sobretudo nas terras do interior, encontraremos com grande probabilidade água em estado sólido, isto é, neve. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera alertou, esta segunda-feira, para a possibilidade de queda de neve para os distritos de Bragança e Vila Real, em altitudes acima de 600/800 metros, com acumulação de cerca de dois centímetros. A probabilidade de avistar mantos brancos aumenta nos pontos mais altos da Serra da Estrela e nas serras do extremo norte acima dos 1000 metros de altitude.
Após algumas semanas em que desvalorizou a enchente dos hospitais devido à onda gripal de inverno, sublinhando com frequência um eficaz funcionamento do SNS em rede, o ministro da Saúde disse, preto no branco, que a situação é grave. "Estamos a ter uma epidemia de gripe A, com grande virulência. O vírus causa doença humana muito grave", afirmou Manuel Pizarro. logo reconhecendo que a pressão nos cuidados intensivos obriga a adiar cirurgias programadas. Pizarro aproveitou para apelar à utilização prioritária da linha SNS24 e à vacinação contra a covid-19 e gripe.
O que não tem remédio é, em definitivo, a morte. O país perdeu Arnaldo Trindade, histórico editor discográfico e fundador da Orfeu, revelou a família no Facebook. Tinha 89 anos. Fundador da editora Orfeu, na década de 1950, comprou a Rádio Triunfo, e convidou "vários poetas e prosadores a gravarem os seus trabalhos, ditos pelos próprios: Miguel Torga, José Régio, Sophia de Mello Breyner, Eugénio de Andrade, Daniel Filipe, Aquilino Ribeiro", entre outros, como se pode ler na biografia publicada no livro de poesia "Jogos de Xadrez e da Vida", com que se estreou no género, em 2013. Lá fora, há a lamentar o falecimento de Franz Beckenbauer, antiga lenda do futebol alemão. Morreu no domingo, com 78 anos, anunciou a família esta segunda-feira. O estado de saúde do "Kaizer" preocupava já há algum tempo.
No capítulo da justiça, prossegue o julgamento do caso EDP. O advogado de Ricardo Salgado refutou qualquer cenário de exagero ou fingimento da doença de Alzheimer, como foi alegado na segunda perícia, feita no âmbito do Caso EDP. O ex-banqueiro não deve mesmo prestar depoimento, defende o causídico. "Pode vir cá.. Vem cá fazer o quê?", questionou Francisco Proença de Carvalho. O ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), Ricardo Salgado, responde no julgamento do Caso EDP por corrupção ativa para ato ilícito, corrupção ativa e branqueamento de capitais, num processo em que são também arguidos o ex-ministro da Economia Manuel Pinho (corrupção passiva para ato ilícito, corrupção passiva, branqueamento e fraude fiscal) e a sua mulher, Alexandra Pinho (branqueamento e fraude fiscal - em coautoria material com o marido).
E, por fim, uma novidade pura. O JN já chegou ao Threads, a nova rede social da Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp. O Threads, que promete ser o grande rival do X (antigo Twitter), foi lançado em julho, mas só chegou a vários países da Europa, incluindo Portugal, no mês passado. Siga todas as novidades aqui.