Terão morrido esmagados pelo peso da água ou asfixiados sem ar: já há poucas esperanças de resgatar com vida os cinco passageiros milionários do submarino Titan que desapareceu no domingo no Atlântico Norte.
Corpo do artigo
Última hora: a Guarda Costeira dos EUA vai dar uma conferência de imprensa em Boston a partir das 20 horas (15 horas nos EUA) para revelar o que descobriu nos destroços encontrados esta tarde perto do Titanic. Os destroços pertencerão ao Titan, o pequeno submarino de 6,5 metros que desapareceu no domingo sem deixar rasto. Lá dentro levava cinco passageiros milionários que pagaram, cada um, um bilhete de 250 mil dólares (228 mil euros) para uma viagem turística em que poderiam ver de perto os escombros do Titanic, o transatlântico que afundou em 1912 no meio do mar Atlântico Norte.
As buscas duram desde domingo à tarde e incluem aviões militares americanos e canadianos, navios da guarda costeira e navios privados e ainda vários robôs teleguiados. Perdido numa vasta área desse mesmo Atlântico, entre a superfície do oceano e mais de duas milhas (quase quatro quilómetros) abaixo, o Titan tinha até 96 horas de ar de emergência – mas essa bolsa ter-se-á esgotado ao meio-dia desta quinta-feira.
Esmagados pelo peso bruto da água a centenas de metros de profundidade, que amarrotaria como papel o pequeno submarino, ou asfixiados sem ar, a hipótese de encontrar vivos os cinco milionários que estão lá dentro diminui a cada segundo que passa.
Mário Ferreira, o empresário português de media e empreendedor de turismo, de 55 anos, esteve para ir nesta viagem do Titan, como já noticiamos, mas desistiu em abril. Hoje, naturalmente, respira de alívio E saiba aqui quem são os cinco milionários que estão a bordo do Titan. No site do JN, a notícia está em permanente atualização.
No resto da atualidade
É das notícias mais lidas do dia: tribunal anula despedimento de trabalhador acusado de assédio sexual e condena empresa a pagar-lhe 18 mil euros. É a sentença do Tribunal da Relação de Coimbra, que confirma a decisão anterior do Tribunal do Trabalho de Leiria. O caso é de 2021: o trabalhador assediou, de facto, dois colegas, o seu comportamento foi considerado culposo, mas não justificava despedi-lo, diz o tribunal. Um excerto do acórdão está a levantar indignação: a empresa não provou "que os comportamentos de cariz sexual por parte do trabalhador" tenham tido "como efeito perturbação ou constrangimento" dos seus colegas, "de modo a afetar-lhes a sua dignidade ou de lhes criar um ambiente intimidativo".
Atenção: vem aí mais um estalo de calor e nos próximos dias podemos chegar aos 40 graus. Há 14 distritos sob aviso amarelo.
Pé quente: um português foi apanhado a conduzir a mais de 200 km/h em Espanha
Pé frio: jogador brasileiro morre atropelado na própria casa.
Aos pontapés: com o campeonato de futebol parado, resta aos adeptos seguir as linhas de transferências e sonhar com contratações para a época nova que arranca no dia 12 de agosto. Com a Arábia Saudita e os seus petrodólares a assumirem um novo ponto cardeal de referência do futebol, a última novidade envolve o ex-benfiquista Bernardo Silva.
Pergunta para queijo: e os preços das casas em Portugal quando é que começam a descer? O FMI diz que vem aí uma onda de vulnerabilidade no setor imobiliário residencial…
Há cada vez mais estrangeiros que querem ser portugueses: os pedidos de nacionalidade portuguesa atingiram novo recorde e subiram 37% em relação ao ano passado.
Vale a pena ver: estreou esta quinta-feira nos cinemas a longa-metragem portuguesa de animação “Os demónios do meu avô”. É a primeira feita por cá no sistema “stop-motion”. O nosso crítico explica-lhe tudo aqui.
O S. João está aí à porta – a popular festa do Porto, que se faz de sardinhas, martelos e poesia, é já esta noite de sexta para sábado – e o JN tem aqui compiladas todas as quadras vencedoras desde 1929. Espreite, é uma notícia interativa em que pode fazer girar uma tômbola do tempo e ver que quadra lhe saiu na sorte.