Corpo do artigo
O presidente da República não assinou os papéis do divórcio das freguesias, tendo vetado o diploma que continha a desagregação de 135 uniões que tinha sido aprovado no Parlamento. No mesmo dia, o primeiro-ministro nomeou seis novos secretários de Estado para o ajudarem a governar a "casa".
Há meses que a discussão sobre as freguesias faz rolar a bola entre os partidos e a população. Quando tudo parecia encaminhado, tendo sido aprovada a desagregação de 135 uniões, a 17 de janeiro, Marcelo Rebelo de Sousa decidiu virar o jogo. O presidente da República não assinou o divórcio e invocou o "tempo" como a principal razão, garantindo que é preciso a Assembleia "refletir", uma vez que "separar e unir não se pode fazer a correr". E o que é que vai acontecer agora? A jornalista Carla Sofia Luz clarifica tudo neste explicador.
No mesmo dia em que Marcelo não quis assinar papéis, Montenegro assinou seis. O primeiro-ministro nomeou novos secretários de Estado, que até já correram a Belém para tomar posse. Pelos vistos, um dos novos secretários de Estado fez ajustes diretos de 200 mil euros ao escritório de Montenegro.
E por falar em uniões e divórcios, em casa do Chega há nova desavença: o conselheiro nacional do Chega, João Rogério Silva, foi acusado pelo Ministério Público de crimes de dano e ameaça agravada contra António José Cardoso, um militante que queria liderar a Concelhia. As acusações remontam a 2023, quando João Silva destruiu o carro de António Cardoso e ameaçou matá-lo.
Mas a história continua... A vítima disse ao JN que recebeu um telefonema do presidente do Chega, que o convidou para liderar a candidatura à Câmara de Oliveira do Hospital nas eleições deste ano. Mas o partido nega. Quem saberá explicar-lhe todos os pormenores é o jornalista Delfim Machado, aqui.
Lá fora, as novidades são bem mais amargas. Um carro atropelou uma multidão, durante uma manifestação em Munique, na Alemanha, tendo provoado quase 30 feridos, incluindo crianças. O condutor do veículo já foi detido pela polícia.
Na Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou, esta quinta-feira, que não aceitará nenhum acordo que não inclua Kiev nas negociações, referindo-se às conversações com Donald Trump.
Para animar um bocado o dia, há novidades para os amantes de cinema: a série Marvel cresce com "Capitão América: Admirável Mundo Novo" (pode espreitar aqui). Além disso, estreia esta semana "Bridget Jones: Louca Por Ele" e "A Rapariga da Agulha".
Continue a acompanhar tudo ao minuto. Boas leituras!