Corpo do artigo
Os reformados portugueses são dos que mais trabalham na União Europeia por necessidades financeiras.
Um relatório do Eurostat confirma o que já todos desconfiávamos. Portugal é um dos países da União Europeia onde os reformados mais trabalham por necessidades financeiras. O nosso país está em linha com a média do velho continente no que diz respeito ao número de pensionistas que não pára de trabalhar depois da reforma. A grande questão é que enquanto a maioria dos pensionistas europeus continua por gosto pelo trabalho ou para não baixar a produtividade, por cá a principal razão é económica. Leia aqui
Esta terça-feira assinalava o arranque do novo modelo de acesso à Urgência do Hospital de São João. E a alteração aconteceu sem grandes sobressaltos. O projeto "Ligue Antes, Salve Vidas" pretende retirar os doentes menos graves da unidade hospitalar portuense e assim orientar os pacientes para o local mais adequado ao quadro clínico. Veja o vídeo da reportagem das jornalistas Hermana Cruz e Daniela Jogo.
A última noite ficou marcada pela notícia de Lula da Silva ter sido operado de urgência a uma hemorragia cerebral, depois de ter sentido dores de cabeça e lhe ter sido detetada uma hemorragia intracraniana. Felizmente, tudo indica que o susto já passou e o presidente brasileiro evoluiu bem da cirurgia, não tem sequelas, conversou e alimentou-se normalmente, mas ficará em observação no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Na Síria, Mohammed al-Bashir foi nomeado primeiro-ministro interino de um governo de transição que estará em funções até março. Quem quiser saber tudo o que está a acontecer no território até agora dominado por Bashar al-Assad basta clicar aqui.
No Desporto, em semana de competições europeias e com o Sporting a preparar-se para entrar em campo na Bélgica, onde vai defrontar inúmeros perigos diante do Club Brugge, para a Liga dos Campeões, o dia ficou marcado pelas revelações da espanhola Ana Peleteiro, medalha olímpica e recordista do triplo salto, sobre abusos sexuais sofridos numa relação anterior: "Acordava de noite a ter relações sexuais sem consentimento".
A poucos dias do final de 2024, e como tem acontecido nos anos anteriores, a Google revelou as palavras e as perguntas mais frequentes no seu motor de busca. Curioso? Clique aqui e descubra quais foram.
Antes de terminar, uma sugestão da Evasões. Ou melhor, dezasseis. Sim, para que não lhe faltem opções, o jornalista André Rosa selecionou, de norte a sul, 16 mercados e feiras para as compras natalícias. Momentos que não se fazem sem a devida animação para o público infantil. Das pistas de gelo a comboios de Natal. Já cheira a rabanadas.
Boas leituras. E continuação de boa semana.