Um jovem prodígio dá a Portugal o primeiro título mundial na natação
Corpo do artigo
Diogo Ribeiro prometia muito e chegou a hora da confirmação, concretizada em apenas 22 segundos, O jovem nadador de 19 anos sagrou-se campeão do mundo nos 50 metros mariposa, em Doha, no Catar, e tornou-se no primeiro português a ganhar uma medalha de ouro num Mundial de Natação, feito que merece destaque no JN, onde pode conhecer melhor quem é este prodígio da natação. Depois de já ter sido campeão mundial júnior na mesma prova, o atleta do Benfica foi o mais rápido na final dos 50 metros mariposa (22,97 segundos) nos Mundiais deste ano, sagrando-se campeão do Mundo pela primeira vez no mais alto nível, depois de ter conquistado a medalha de prata em Fukuoka, em 2023.
A nível de campeões do desporto há outra notícia a marcar o dia, esta bem mais trágica. Kelvin Kiptum, recordista mundial da maratona, morreu na sequência de um acidente de viação no seu país, o Quénia. O atleta de 24 anos era o condutor da viatura onde seguia também o seu treinador, outra vítima mortal do despiste, com um video a mostrar o estado em que ficou o veículo, fruto da violência do acidente. Em outubro, Kiptum tinha, aos 23 anos, vencido a Maratona de Chicago em 2 horas e 35 segundos, alcançando um novo recorde mundial.
Na atualidade política, as legislativas marcam a agenda e a proposta contida no programa do PS sobre a formação de médicos causa contestação no setor. Os socialistas admitem avaliar a obrigação dos médicos pagarem formação quando decidirem sair do Serviço Nacional de Saúde (SNS), para emigrar ou trabalhar no privado, e a reação dos sindicatos foi veemente, considerando-a imoral, como conta a jornalista Inês Schreck. A constitucionalidade da proposta também é questionada.
Em matéria de eleições, o JN apresenta esta segunda-feira dois explicadores sobre as propostas do partidos políticos para o setor da Justiça e para os salários. Neste caso, pode conhecer o que defendem os candidatos em termos de salário mínimo, num trabalho do jornalista Pedro Araújo. As ideias dos partidos para a Justiça foram compiladas pelo jornalista César Castro.
Na área cultural, o JN conta como foi o concerto de Carnaval da Orquestra Bamba Social na Arena Super Bock, no Porto, atraindo uma multidão de fãs, e dá a conhecer o novo disco dos The Smile, a banda que junta dois membros dos Radiohead, Thom Yorke e Jonny Greenwood. A jornalista Patrícia Naves ouviu o segundo disco da banda britânica, "Wall of Eyes", e dá nota positiva.