O refrão da "Marcha do Pião das Nicas", escrito em 1982, por Carlos Paião tornou-se um hino dos Santos Populares que hoje têm a sua primeira grande festa.
Corpo do artigo
"Viva o Santo António, viva o São João!
Viva o 10 de junho e a Restauração!
Viva até São Bento, se nos arranjar,
muitos feriados para festejar!"
Para os lisboetas esta é uma semana de "muitos feriados para festejar", com aquela agradável ponte de ócio criada entre o Dia de Portugal e o Santo António. Mas, desta feita São Bento não deu mais" feriados para festejar", como o 25 de novembro.
O "Jornal de Notícias" preparou-lhe um guia para celebrar esta noite, veja todas as sugestões para que a logística não lhe atrapalhe os festejos. E muita atenção aos excessos, sobretudo de velocidade, a Ponte Vasco da Gama passará a ter radares, entre várias infrações um condutor passou na ponte a 277 klm/hora.
Além disso não estamos na melhor época para recorrer a serviços de saúde. Esta quarta-feira o Sindicato dos Enfermeiros alertou para uma situação que considera "explosiva" na Linha SNS 24 e que poderá pôr em causa "a qualidade do atendimento e da informação prestada aos cidadãos".
Outra das coincidências é o facto de no dia em se começam a celebrar os Santos que dão nome vários hospitais públicos portugueses todas as atenções se concentrarem na Saúde. No Parlamento, a situação ficou complicada quando se abordou o Plano de Emergência e Transformação da Saúde, com a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, a admitir que que os " hospitais do SNS têm lideranças fracas" e a abrir também a possibilidade de consulta à distância nas urgências pediátricas de zonas do país com menor densidade populacional.
A somar a estes assuntos, ficou também esclarecido que existiam vários doentes oncológicos que aguardavam cirurgia já fora do Tempo Máximo de Resposta Garantido, tendo a ministra dito que desde 18 de maio foram realizadas 2306 cirurgias.
Ainda sobre esta efeméride, há coincidências bizarras, como o facto de António Variações ter morrido, num dia de Santo António, há 40 anos. Aproveite o feriado para ler sobre o legado deste icónico artista.
Um outro António também ganha destaque amanhã, o artista António Carneiro, cuja renovada Casa- Ateliê António Carneiro, poderá ser visitada no Bonfim, no Porto.