
O Smart #5 Brabus tem performances incomuns para um familiar
Smart
O #5 permite à Smart subir mais um degrau como marca Premium. E, com o Brabus, o diabo chegou à cidade. A potência brutal do novo SUV da Smart casa bem com o seu ar marcial. Esteticamente, o #5 identifica-se rapidamente por apontamentos de vermelho nas pinças dos travões, no spoiler dianteiro e nas capas dos retrovisores e nos cintos de segurança
Corpo do artigo
O Smart #5 posiciona-se como um SUV com aspirações premium e de dimensões generosas. Com 4,7 metros de comprimento e uma distância entre eixos de 2,9 metros (um Smart Fortwo media 2,4), o #5 oferece espaço de sobra para cinco passageiros, sendo certo que o lugar do meio é, como sempre, o menos generosa .
Mas, a versão que ensaiámos, a Brabus, tem "fogo no corpo". Com 646 cavalos e 710 Nm de binário, arrasa quase tudo que anda na estrada, a um ponto tal que nos interrogamos se era mesmo necessário tanto poder de fogo.
A potência e o binário (mais a forma quase instantânea como chega às rodas) impõem respeito, mas este bravo tem bons modos, mesmo em estradas mais sinuosas. Gostávamos, isso sim, de poder controlar a regeneração em patilhas. O Launch Mode permite uma aceleração máxima, levando o Smart dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,8 segundos.
No interior, destaque para a elevada qualidade dos materiais e da montagem.

O equipamento está num bom nível e a bagageira com 630 litros de capacidade, a que se somam mais 74 litros à frente (47 nas versões mais potentes), permite levar o suficiente para as férias.
Carregamento
O smart #5 destaca-se pela sua plataforma de bateria de 800 V e, com a bateria NCM (níquel, manganês e cobalto) de 100 kWh, oferece carregamento rápido em DC até 400 kW, permitindo ir de 10% a 80% em apenas 18 minutos, e autonomia WLTP entre 540 e 590 km, dependendo da versão.
A bateria LFP (lítio-fosfato de ferro)de 76 kWh suporta carregamento DC a 150 kW, recuperando 10%-80% em menos de 30 minutos, e autonomia WLTP de 465 km na versão Pro. O carregamento doméstico em AC varia entre 11 kW e 22 kW, com tempos de carga entre 5,5 e 8,5 horas.
O #5 custa entre 47 400 (linha Pro) e 62 400 euros (linha Brabus).
Equipamento
O #5 oferece uma experiência de áudio de qualidade com o sistema de som Sennheiser Signature. Com 20 altifalantes e uma potência máxima de 1190 watts, o sistema é compatível com formatos como Dolby Atmos.
Em ternos de segurança, a configuração de hardware do ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor) foi otimizada, com funções como o smart Pilot Assist e o Adaptive Cruise Control (ACC) com função Stop & Go e Highway Assist (HWA).

Potência
Há duas opções de bateria, com potências entre os 340 e os 646 cavalos. E cinco níveis de equipamento: Pro, Pro+, Premium, Pulse e Brabus, além da versão limitada Summit Edition, com um visual mais próximo do #5 Concept.
Tecnologia
O #5 está equipado com o chipset AMD V2000, que alimenta um sistema de infoentretenimento avançado. Há um ecrã de realidade aumentada de 25,6 polegadas, um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas e, nas versões mais equipadas, dois ecrãs OLED.

E, aqui, não se entende porque o terceiro ecrã, posicionado em frente ao passageiro, é visível pelo condutor. Ou seja, podemos, por exemplo, ver o filme a que o passageiro está a assistir.

