O Consultório Médico desta semana por Paulo Lima Pereira, médico de família (medicina geral e familiar).
Corpo do artigo
Como prevenir os riscos das redes sociais?
Pedro S.
A série “Adolescência” prendeu a atenção do Mundo ao retratar, de forma crua, os desafios que os jovens enfrentam no universo digital e o impacto profundo que isso pode ter na sua saúde mental. A mensagem é clara: sensibilização, intervenção precoce e comunicação aberta são fundamentais para prevenir os riscos das redes sociais.
Todos nós temos o dever de ajudar os jovens a adquirir um conjunto de ferramentas que os capacitem a navegar no mundo da Internet de forma segura e saudável:
– Conheça o que existe online: é fulcral sabermos com o que nos podemos deparar ao vaguear no mar da Internet. Procure entender o “vocabulário” associado a certas culturas/comunidades digitais, descobrir quais as plataformas mais comuns e que tipo de interações elas permitem.
– Converse abertamente com os seus filhos: mostre interesse e fale com eles sobre como passam o seu tempo online. Pergunte-lhes o que mais gostam nos sites, fóruns e aplicações que visitam e como se sentem relativamente ao que lá é partilhado. Crie espaço para refletirem juntos sobre essas experiências.
– Ajude-os a perceber o porquê de existirem certos limites, ao invés de simplesmente aplicar restrições. A proibição do uso de Internet ou redes sociais é quase impossível quando o acesso é tão amplamente disponível e pode mesmo ser contraproducente. Estar aberto para discutir o porquê das nossas preocupações, de forma adequada à idade, fortalece a confiança e a segurança.
Estas são apenas algumas das dicas que podemos usar para ajudar a nossa juventude a fazer uma utilização segura, saudável e consciente da Internet, algo que é essencial para a sua segurança e saúde mental. Os nossos filhos aprendem a usar a tecnologia connosco, mesmo que a usem para coisas diferentes, por isso, dê o exemplo. Esteja presente, observe, fale com eles... e ouça em dobro.
Se estiver preocupado com o comportamento ou a saúde mental do seu filho (ou com o seu), converse com o seu médico. Pode também procurar mais informações, através do seguinte link: https://www.internetsegura.pt/ ou ligue gratuitamente para 800 21 90 90.