A Audi S6 e-Tron é uma carrinha elétrica verdadeiramente empolgante, tanto na forma como entrega a potência, como no comportamento em estrada. Consegue ser desportiva, sem se tornar desconfortável e permite viajar sem o stress da autonomia. Tem uma autonomia anunciada de 630 quilómetros e acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,9 segundos.
Corpo do artigo
A nova Audi S6 Avant e-tron, um dos modelos mais longos da marca, é um veículo familiar de luxo, focado no conforto e na tecnologia, mas com performances de tirar o fôlego e uma autonomia que permite encarar sem problemas viagens mais longas.
A isso não é alheio o design aerodinâmico (Cd de 0,24) que se traduziu numa média de 20,4 kWh em autoestrada e de 17,5 em cidade, ao longo do nosso ensaio. Equipada com uma bateria de 100 kWh, que alimenta dois motores, com 503 cv (ou 550 cv com o launch control) e 855 Nm de binário, a S6 tem um desempenho impressionante, acelerando e fazendo ultrapassagens num abrir e fechar de olhos, com a tração integral a garantir uma condução segura.
Apesar do seu tamanho e peso (2,5 toneladas), a S6 transmite uma sensação de leveza, enquanto a suspensão pneumática adaptativa e a direção precisa contribuem para um comportamento entusiasmante. No interior, o espaço é generoso, com materiais e acabamentos verdadeiramente premium.
Os retrovisores digitais exigem alguma adaptação e são desafiantes em ambientes urbanos. Um opcional que dispensamos.
A S6 Avant custa a partir dos 100 732 euros.
Carregamento
Construída com base na plataforma PPE (Premium Platform Electric) de 800V, usada igualmente pelo Porsche Macan, a S6 Avant e-tron permite carregamentos rápidos de até 270 kW. Uma mais-valia na altura de fazer viagens longas.
Dimensões
Mede 4,92 metros de comprimento, tem 2,12 metros de largura, 1,49 de altura e 2,9 de distância entre eixos. A bagageira tem uma capacidade de 502 litros, a que se somam mais 27 litros no frunk (compartimento sob o capô).
Equipamento
A S6 está muito bem equipada de série. Ainda assim, a unidade em análise tinha 18 mil euros de opcionais, destacando-se o Pack Tech Pro, com suspensão pneumática adaptativa, entre outros itens.