A ave realizava voos rasantes e atacava principalmente homens carecas, causando ferimentos em cerca de 50 pessoas.
Corpo do artigo
Após semanas a aterrorizar os moradores de Flamstead, em Inglaterra, um gavião-de-cauda-ruiva foi finalmente capturado. A ave, que atacava homens carecas e realizava voos rasantes, chegou a agredir cerca de 50 pessoas.
O falcoeiro Alan Greenhalgh sugeriu que o comportamento agressivo estava relacionado com as hormonas da ave e correspondia a rituais de cortejo e acasalamento, explicando que o gavião provavelmente fugiu de um cativeiro. O zoológico local, Whipsnade, confirmou que o animal não lhes pertencia, mas destacou que a espécie não costuma ser hostil, a menos que se sinta ameaçada.
A ave foi capturada sem ferimentos por Steve Harris, um morador daquela zona, que usou uma gaiola para conter o bicho após o gavião tê-lo perseguido por toda a vila. As autoridades referem que estava bem alimentado e, segundo Greenhalgh, estava em ótima forma física.
Agora, será reeducado para voos controlados e viverá sob supervisão. A captura pacífica foi celebrada pelos moradores, que ficaram aliviados por não precisar de recorrer a medidas drásticas para garantir a segurança de todos.