O Citroën C3 sempre foi um sucesso de vendas da marca francesa que lança, agora, o ë-C3, com o qual o construtor francês quer liderar o segmento dos compactos elétricos. A versão base custa 23 300 euros, mas, em breve, haverá uma mais barata (19 900 euros) e de autonomia reduzida a 200 quilómetros. Existem, ainda, motorizações a gasolina e híbrida.
Corpo do artigo
Assente na nova plataforma Smart Car Platform, utilizada em modelos como o Peugeot 208 e o Opel Corsa, o ë-C3 apresenta um design mais robusto e próximo dos crossover, com maior altura ao solo.
A Citroën apostou numa bateria de 44 kWh com química LFP (Lítio-ferrofosfato), mais económica e sustentável do que as NCM (Níquel, Cobalto e Manganês). O motor debita 113 cv e 125 Nm, valores modestos, mas suficientes para um uso citadino e viagens curtas, permitindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 10,4 segundos e atingir os 135 km/h de velocidade máxima.
Conseguimos atingir os 350 quilómetros que a marca anuncia de autonomia e até iríamos além, com mais alguns dias de convivência com o modelo.
Apesar de ter uma altura que o aproxima de um SUV, o comportamento é bastante seguro, sem adornamento excessivo. O ë-C3 mantém o conforto que é a imagem de marca da Citroën, graças a uma suspensão avançada e ao formato dos bancos.
O espaço é suficiente para quatro adultos (embora as portas traseiras devessem ter maior ângulo de abertura) e o sistema de infoentretenimento simples, mas funcional.
O carregamento rápido a 100 kW permite repor dos 20% aos 80% em 26 minutos. Custa a partir de 23 300 euros e vai até aos 27 800.
Equipamento
Todas as versões dispõem de suspensões Advanced Comfort, head-up display (na verdade, a informação não é projetada no pára-brisas, mas fica quase ao nível dos olhos) e ar condicionado.
Carregamento
Uma recarga de 20 a 80% leva 26 minutos num carregador rápido ou pouco mais de quatro horas usando uma wallbox doméstica. Esse tempo é reduzido para duas horas e 50 minutos usando o carregador integrado opcional de 11 kW.
Dimensões
Mede quatro metros de comprimento, para uma largura de 1,77 metros (retrovisores recolhidos) e uma altura de 1,57 metros. A bagageira tem capacidade para 311 litros (1188 com os bancos rebatidos).