
Aos 25 anos, João Pedro Coelho conquistou o prémio Cozinheiro de Ouro na Suíça e é subchef num dos melhores restaurantes do Mundo.
Corpo do artigo
As vitórias de João Pedro Coelho, o jovem português que ocupa o lugar de subchef no Le Restaurant de l'Hôtel de Ville de Crissier (galardoado com três estrelas Michelin e considerado um dos melhores do Mundo), perto de Lausanne, na Suíça, são produto de muito trabalho e uma boa dose de talento. No início do ano, com 25 anos, conquistou o prémio Cozinheiro de Ouro, mas faz questão de continuar a esforçar-se para progredir e ser cada vez melhor.
Natural de Ponte de Lima, cresceu a sentir o gosto dos "momentos de partilha" à volta de uma boa refeição com a família, e, aos 15 anos, ingressou num curso de cozinha e pastelaria na escola profissional do concelho, que concluiu em 2017. De permeio, um estágio no restaurante Antiqvvm, no Porto, uma experiência de trabalho em Budapeste e a passagem por vários concursos.
Depois de regressar de Budapeste, João Pedro Coelho trabalhou em vários locais e continuou a participar em competições e concursos, tendo ganhado, em 2017, o prémio de jovem talento da gastronomia em Portugal.
Por esta altura, já sentia que "precisava de mais e queria chegar a restaurantes de outro nível", pois o sonho era "estar no topo da gastronomia mundial". Queria, concretamente, trabalhar onde está atualmente, no Le Restaurant de l'Hôtel de Ville de Crissier, um dos "melhores restaurantes do Mundo". E assim, aos 19 anos, fez as malas e rumou com a mulher, que sempre o "encorajou", à Suíça, mesmo sem emprego garantido e sem falar francês.
Meio ano depois, começou a trabalhar na cozinha do seu restaurante de "sonho" e foi subindo, até alcançar a posição que atualmente ocupa, como subchef e responsável pelos peixes e mariscos.
Ali chegado, não descansou. João Pedro Coelho continuou a trabalhar "horas e horas" para levar à mesa os melhores pratos e continuou a participar em competições, aprimorando os ingredientes que lhe valeram a conquista do prémio Cozinheiro de Ouro na Suíça: muito trabalho, cuidado com o detalhe, ambição para progredir e criatividade para inovar e surpreender. O subchef entende que os concursos lhe dão uma "bagagem diferente", pese embora impliquem "muito esforço e ocupem tempo". "Ajudam-nos a melhorar, a fazer algo novo, a mostrar que somos capazes, que temos técnica e criatividade."
João Pedro Coelho
Localização Crissier, Suíça
Profissão Subchef de cozinha
Idade 25 anos
