Nesta estação, os perfumes procuram transmitir uma sensação de leveza, frescura e o aroma do verão. As escolhas recaem frequentemente sobre fragrâncias florais, aquáticas, solares doces ou, até, sobre os cítricos suculentos que deixam um rasto à sua passagem. Eis 12 sugestões.
Corpo do artigo
É tempo de deixar para trás os incensos defumados e as baunilhas intensas típicas da estação fria, e mergulhar em fragrâncias que são, de facto, autênticas férias dentro de um frasco.
A arte da perfumaria tem as suas origens no Antigo Egito, sendo mais tarde desenvolvida pelos árabes e romanos, que aperfeiçoaram a técnica de destilação e extração de essências. Foi durante o Renascimento, em França, que se começou a cultivar flores com o intuito de criar perfumes. Foi também nessa época que surgiram os primeiros laboratórios de perfumistas, e onde ocorreu o grande desenvolvimento na criação de preparações aromáticas.
Com o avanço da tecnologia, continuam a ser descobertas novas moléculas olfativas, combinações inovadoras e versões de categorias clássicas, bem como acordes únicos. Quando se fala de perfumes, identificar as notas é essencial para compreender a complexidade e a longevidade de uma fragrância. Cada uma dessas camadas olfativas tem um papel fundamental na experiência sensorial de um perfume, e conhecer o seu significado pode ajudar a escolher a fragrância perfeita para si ou para oferecer. Fica curiosa? Nós explicamos tudo para quem quer saber mais.
Numa fragrância, as notas são divididas em três categorias: topo, coração e base. As notas de topo são as mais voláteis e são as primeiras a serem percebidas; as de coração revelam a verdadeira identidade do perfume; e as notas de base são as que fixam a fragrância e a fazem durar mais tempo na pele. Além das notas, os perfumes também são classificados em famílias olfativas, que correspondem a diferentes tipos de aromas, como os cítricos, florais, frutados e aromáticos, ideais para os dias quentes.
Cítricos: Composto por frutos como laranja, mandarina, limão ou bergamota, este tipo de fragrância transmite frescura e leveza.
Florais: Semelhantes a um autêntico bouquet de flores, são compostos por óleos essenciais extraídos de rosa, lírio, lavanda, jasmim ou violetas, e têm um aroma delicado, fresco e romântico.
Frutados: Evocam a sensação de férias, transmitindo frescura, leveza e um toque de juventude. Os seus componentes incluem maçã, framboesa, coco, romã, pêssego e melão.
Aromáticos: Inspirados na água do mar e na brisa do oceano, criam uma sensação de frescura e pureza.
Agora, chegou o momento de fazer a escolha certa, onde, muitas vezes, menos é mais. Prefira composições simples, em que o equilíbrio entre a doçura e a frescura seja perfeito, já que a fragrância tende a intensificar-se à medida que a temperatura do corpo aumenta. Opte por um eau de toilette, eau de parfum mais suave, ou então por brumas e águas perfumadas, uma vez que estas têm uma concentração mais leve e são ideais para os dias quentes.