A Hyundai ataca o segmento mais baixo do mercado com um citadino elétrico de modularidade imbatível. É uma forma de democratizar a mobilidade elétrica e a marca coreana vende o Inster a partir dos 23.400 euros.
Corpo do artigo
O primeiro mérito do Inster é o de não passar despercebido, em especial quando visto de frente ou de traseira. Tem os característicos leds “pixelizados” dos elétricos da Hyundai e dois enormes “olhos” com os faróis e as luzes diurnos. Gostámos, apesar da cor da unidade que ensaiámos (um amarelo pouco vibrante) não ser das mais apelativas.
À surpresa do irreverente exterior junta-se a do interior, a começar pelo banco do condutor, cuja base alarga para albergar dois porta-copos e, visualmente, quase parece ser um banco corrido. Mas o Inster reserva mais surpresas, como os dois bancos traseiros reguláveis longitudinalmente, permitindo aumentar o espaço para as bagagens, e com as costas reguláveis, ou a possibilidade de rebater completamente os quatro bancos.
Está disponível com duas opções de bateria (42 e 49 kW/h, para potências de 97 e 116 cavalos, respetivamente) e, em cidade, mexe-se como um peixe na água.
Conduzimos a versão de topo, a Style Plus (existem, ainda, a Comfort, Comfort Plus e Style), que permite andamentos bastante vivos e também, usando de contenção no pé direito, consumos interessantes. Chegamos a registar 11,9 kWh/100 km, correspondendo a mais de 410 quilómetros de autonomia urbana.
Dimensões
Com 3,85 metros de comprimento, uma altura de 1,57 m e 1,610 m de largura, destaca-se pelos 2,58 m de distância entre eixos. A mala oscila entre os 238 e os 351 litros, mas a possibilidade de rebater todos os banco permite, por exemplo, transportar uma prancha de surf ao lado do condutor.
Carregamento
Numa estação com potência igual ou superior a 120 kW, pode ir dos 10 a 80% em 30 minutos. O carregador de bordo de 11 kW simplifica o carregamento doméstico.
Equipamento
O Inster está equipado ao nível de segmentos superiores. O veículo está equipado com um sistema de aquecimento de bateria, que melhora o desempenho de carregamento, especialmente em ambientes mais frios. Dispõe de bomba de calor que otimiza a utilização de energia, contribuindo para o desempenho e autonomia globais do automóvel;.
Tem, ainda, travagem automática de emergência e Cruise Control com Stop and Go. Android Auto ou Apple CarPlay só por cabo, Sistema de manutenção à Faixa de Rodagem, Radar de Ângulo Morto, Sistema de Prevenção de Colisão de Cruzamentos na Traseira do Veículo e aviso de saída da Viatura em Segurança.
A garantia é de sete anos sem limite de quilómetros, incluindo assistência em viagem e check-ups anuais gratuitos. As baterias estão garantidas por oito anos ou 160 mil quilómetros.
Custa a partir dos 23 400 euros, com a versão mais equipado e potente a chegar aos 29.450 euros.