Agora que é marca própria, a Cupra tem aqui uma proposta interessante para quem procura uma carrinha exclusiva. A Cupra Leon Sportstourer está disponível nas versões a diesel, gasolina, gasolina mild hybrid (todas com 150 cavalos), híbrida plug-in, com 207 cavalos, e a apimentada VZ, com 272 cavalos.
Corpo do artigo
A Cupra Leon Sporstourer chegou ao mercado com um ambiente interior com detalhes que lhe conferem um charme distintivo em relação ao Seat de que deriva. Disso são exemplos a frente plena de desportividade, o volante, as inserções decorativas em cor de cobre ou o couro sintético no painel.
Em termos de praticidade, o modelo tem a funcionalidade esperada, com bancos traseiros espaçosos para dois adultos e uma bagageira com 620 litros de capacidade. No que toca ao desempenho, é um automóvel que prima pela suavidade de rolamento e eficácia, com um chassis que aguentava bem mais do que os 150 cavalos que debita de série na versão mild hybrid (com motor 1.5 eTSI) que ensaiámos.
É competente em estrada, garantindo uma condução estável e previsível, e a agilidade do chassis, bem como a da caixa de velocidades automática DSG, são pontos a favor, contribuindo para uma experiência de condução dinâmica.
Além disso, o facto de ser um carro “pouco comum” confere-lhe um certo apelo e exclusividade no trânsito. Contudo, a “loucura latina” que a marca Cupra promete parece estar mais presente no envelope estético do que num temperamento mecânico exuberante. Os consumos rondaram os 7l/100 km.
Dimensões
Mede 4,6 metros de comprimento, para uma largura de 1,79 m, uma altura de 1,43 m e 2,67 m de distância entre eixos. Pesa 1326 quilos e o depósito leva 45 ou 50 litros (suspensão DCC).
Preços
A versão a gasolina custa 38.816 euros, a mild hybrid a partir dos 41.489 euros, a diesel orça em 44.339 euros, a híbrida plug-in chega aos 46.738 e a VZ, igualmente híbrida plug-in, está disponível a partir dos 50.538 euros.
Equipamento
Bem equipada de série, a Sporstourer tem assistente de faixa de rodagem, aviso de colisão com travagem de emergência e Cruise Control Adaptativo.
Dispõe, ainda, de Indicação dinâmica dos sinais de trânsito, limitador de velocidade com regulação antecipada, assistente inteligente de velocidade, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, bem como sistema de deteção da atenção e sonolência do condutor.
Destaquem-se, igualmente, as sete colunas de som, carregamento por indução, comandos de voz, portas USB Type C (duas dianteiras e duas traseiras), quadro de instrumentos digital CUPRA, e sistema de infoentretenimento com monitor de 12,9".