
(Foto: Freepik)
Consultório de Jardinagem, por Sofia Manuel, designer de jardins e autora de "A Tripeirinha"
Corpo do artigo
Só agora me apercebi que há plantas de interior tóxicas para animais. Pode fazer uma lista de plantas seguras?
Joana
Ter plantas e animais no mesmo espaço não é uma guerra fria botânico-felina. É só uma questão de conhecer os riscos e fazermos os possíveis para estarmos bem informados. Garanto que não será preciso fazer uma tese em toxicologia vegetal. Mas concordo que, caso os patudos aí de casa tenham tendências vegetarianas, é preciso ter algum cuidado antes de selecionar uma plantinha apenas pela sua beleza.
Antes daquelas que pode ter, vamos a algumas plantas que têm algum nível de toxicidade e que muito provavelmente tem aí por casa:A clássica Espada-de-São-Jorge (Sansevieria trifasciata) pode causar vómitos e diarreia nos seus bichinhos. A Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia), que tal como o nome indica, é tóxica para quase todos os seres vivos que não sejam ela própria. A jiboia (Epipremnum aureum) pode ser linda a trepar pela estante, mas se o seu gato decidir roê-la, vai provavelmente causar-lhe uma valente dor de barriga.
A boa notícia é que este tipo de acidente é muito raro, já que os nossos patudos costumam saber exatamente o que podem ou não comer. Daí haver sempre uma planta ou outra que eles insistem em mordiscar, muito provavelmente é uma planta segura para o seu consumo. Outra coisa importante é que este tipo de reação adversa acontece se forem mastigadas em alguma quantidade, coisa que nem todos os patudos fazem.
A minha recomendação passa por observar o comportamento dos seus animais junto das suas plantas e ter sempre espécies de plantas pet friendly, que eles possam atacar. Já conheci casos de gatinhos que tudo para eles era salada e outros que não ligavam nenhuma ao mundo verde. Observe, observe, observe! Prevenção sempre acima de tudo. E a boa notícia é que existem mesmo muitas plantas seguras para que todos possamos viver em descanso, bonitas, resistentes e 100% pet friendly.
Aqui ficam algumas sugestões:
Areca-bambu – Dypsis lutescens
Calathea – Calathea spp.
Maranta – Maranta leuconeura
Fitónia – Fittonia albivenis
Peperómia – Peperomia spp.
Planta aranha – Chlorophytum comosum
Palmeira-ráfis – Rhapis excelsa
Palmeira – Chamaedorea elegans
Orquídea Phalaenopsis – Phalaenopsis spp.
Samambaia boston – Nephrolepis exaltata
Todas estas plantas são consideradas não tóxicas para cães e gatos pela ASPCA (American Society for the Prevention of Cruelty to Animals), cujo site pode consultar para saber se determinada espécie é ou não amiga dos nossos animais. Ainda assim, reitero, observe sempre o seu comportamento. Mesmo plantas seguras podem causar desconforto se forem comidas em excesso. Nunca se esqueça: informação salva vidas.

