O novo Mercedes CLE vem substituir os antigos Classe C e E Coupé. A versão diesel (220d) tem mais de mil quilómetros de autonomia.
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A marca alemã decidiu, de uma penada, substituir os coupés das séries C e E, criando este CLE, de uma elegância estética rara. O interior e alguns materiais são herdados do C, está bem equipado desde a entrada de gama e, na versão que ensaiámos – a 220D –, utiliza um motor diesel de 1993 cm³ que debita 197 cavalos de potência e 440 Nm de binário, disponível logo às 1800 rpm e um sistema mild-hybrid, que lhe acrescenta pontualmente mais 23 cavalos.
Destaca-se pela eficiência e conseguimos, nos 500 quilómetros do ensaio, uma média de 6,2 l/100 km, proporcionando uma autonomia superior a 1060 km. Em autoestrada, o motor de dois litros revela-se discreto e a insonorização é adequada.
Mas, apesar da eficácia do chassis, o CLE 220d tem uma afinação de suspensão que prioriza claramente o conforto, com uma direção que isola demasiado da estrada e exige algum trabalho de volante em estradas sinuosas.
Oferece bom espaço para quatro adultos, mesmo para os dois do banco traseiro, cujo acesso não é dos mais fáceis, uma pecha de praticamente todos os coupés.
Está disponível com quatro motorizações: 200, a gasolina; 220 d; a híbrida 300 e; e a desportiva 53 4MATIC+. Os preços começam nos 64 500 euros e culminam nos 117 500 euros.
Dimensões
Mede 4,82 metros de comprimento, 1,86 m de largura e 2,86 m de distância entre eixos. A bagageira tem uma capacidade de 320 litros, que pode chegar aos mil rebatendo o banco traseiro.
Motores
Na entrada de gama está um motor a gasolina, com 204 cavalos. Segue-se o diesel, e a versão 300 e, de 333 cavalos. No topo está a AMG 53 4MATIC+, de 472 cavalos.
Equipamento
No interior tem painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, o display central de 11,9 polegadas em formato vertical e a iluminação ambiente de 64 cores.