A rubrica "Partida, Largada, Fugida".
Corpo do artigo
1
A semana foi marcada por uma onda de calor com um recorde: 46,6 °C em Mora, o máximo já registado no mês de junho, em Portugal. Quando tudo à nossa volta nos últimos tempos já parece uma antecâmara do inferno, só faltava mesmo a temperatura.
2
Luís Montenegro submeteu pedidos de oposição à consulta pública das suas declarações de rendimentos, disse a Entidade para a Transparência. Tudo bem, mas se não podemos ver as declarações, podemos ver a lista de com quem joga golfe? Já ajuda.
3
O ministro da Educação diz que o Governo “não sabia que não sabia” qual o número de alunos sem aulas, na sequência de uma auditoria. É um dos grandes mistérios insondáveis do Universo, para onde vai a matéria negra e quantos alunos não têm Físico-Química.
4
Eduardo Vítor Rodrigues, agora ex-presidente da Câmara de Gaia, diz que apenas foi à padaria no carro da Câmara de Gaia e considera “ridícula” a perda de mandato. Antes o motivo de alarme era sair para ir comprar cigarros, agora o perigo é ir buscar moletes mal cozidos.
5
Trump está a analisar a possibilidade de expulsar Musk dos EUA, depois deste ter criticado a lei orçamental da Casa Branca. Agora que os carros da Tesla estão com menos sucesso, talvez faça sentido esta aposta num valente par de patins.
6
A Dinamarca vai combater deepfakes geradas por IA, permitindo que a aparência ou voz sejam removidos de plataformas. Pode ser esta a salvação dos Anjos: mudarem-se para Copenhaga e dizerem que o vídeo de Portimão é falso e foi feito por uma airfryer.
7
A polícia britânica vai investigar artistas que no festival de Glastonbury fizeram comentários anti-Israel durante os espectáculos. Isto é que é estar focado nas ameaças certas. É como culpar o “Another brick in the wall” dos Pink Floyd pela crise da habitação.
8
França implementou novas regras antitabaco para proteger as crianças do fumo passivo. Há multas para cigarros na praia, no parque, em paragens de autocarro, etc. Isto é histórico, porque em França um cigarrinho contava como um pequeno-almoço saudável.