
Irmãos Filipa e Nuno Cardoso desenvolveram The Ask Game com questões quebra-gelo sobre personalidade e valores ou reflexões profundas.
É um jogo de perguntas que funciona, acima de tudo, como uma estratégia para criar conexão entre familiares, parceiros, amigos. Num mundo com muitas divisões e pouco tempo para escutar, o The Ask Game, criado pelos irmãos Filipa e Nuno Cardoso, do Porto, é uma oportunidade para conhecer a fundo quem nos cerca. A nova edição chegou há dias ao mercado.
A ideia começou a tomar forma em 2020, durante um jantar em família. Quando Filipa percebeu que se estavam a instalar as "antigas dinâmicas", com "as conversas de sempre", foi buscar um tupperware. Ali, a coach e consultora de desenvolvimento pessoal, já familiarizada com o conceito de "desbloqueadores de conversa", guardava questões para usar nas suas sessões.
Desafiou a família a jogar e "tudo mudou", recorda. "Houve risos, lágrimas, descobrimos sonhos dos meus pais que não fazíamos ideia que tinham, porque geralmente não se fala de coisas que vão além do costume, do dia a dia". O impacto foi tão grande, que ficou alerta para o "potencial" do jogo.
Filipa continuou a recorrer ao tupperware em encontros com amigos e foi ouvindo "eu quero uma coisa destas". Juntou-se com o irmão, com experiência na área de marketing, e decidiram desenvolver o The Ask Game.
No total, o jogo tem 130 perguntas para todos os gostos
Trata-se, assegura Filipa, de um jogo "muito versátil", com 130 perguntas para "todos os gostos", divididas em vários níveis de profundidade. O primeiro apresenta questões mais leves, as chamadas perguntas "quebra-gelo", como, por exemplo: se pudesses fazer download de um superpoder, o que escolhias e porquê? O segundo nível centra-se na "personalidade & valores" (qual foi uma das coisas mais loucas que fizeste por amor?). Por fim, há "reflexões profundas", que requerem um maior grau de vulnerabilidade e partilha (o que aprendeste com um erro que não terias aprendido de outra forma?).
A aceitação tem sido grande e o jogo, que pode ser adquirido no site ou em algumas lojas físicas, nas versões português-inglês e espanhol-inglês, tem sido jogado em várias partes do Mundo.
Segundo Filipa, o feedback tem sido muito bom. Há pessoas que contam que se "conectam de forma mais profunda e descobrem coisas novas sobre parentes ou amigos". Há quem fique "horas e horas" à conversa depois de uma pergunta, e quem faça maratonas para chegar ao fim das cartas. Um casal criou até o ritual de, ao pequeno-almoço, cada um tirar uma carta. E a conversa do início do dia gira à volta do tema que sair.
