O objeto escolhido pelo cantor e vocalista de Os Azeitonas
Corpo do artigo
“O boneco do senhor Feliciano é uma homenagem ao último projecionista ambulante em Portugal, uma ode ao cinema. António Feliciano Inácio era uma figura carismática, dono do Cineteatro Girasol, em Vila Nova de Milfontes, fazia cinema ambulante pelo Alentejo desde os anos 1960, quando ainda não havia televisão. Era um acontecimento. Projetou cinema até morrer, em 2022. A história do senhor Feliciano impressionou e inspirou a banda que escreveu “Cinegirasol”, single que faz parte do álbum “Banda sonora”, canção que fala sobre cinema, a nossa infância, e os filmes que nos influenciaram. E o boneco de barro entrou no videoclip da nossa música “Cinegirasol”, em stop motion, frame a frame, uma trabalheira, feito por Bruno Caetano.
Um senhor de bigodinho, com o seu capuchinho, uma figura interessante, tinha o seu cinema, um armazém gigante que foi aumentando com uma parte cá fora para passar filmes para os amigos, era apaixonado pelo “Cinema paraíso”. Chegámos a conhecê-lo, a estar com ele em Milfontes. A sua história dava um filme que é a sua própria vida.
O boneco do senhor Feliciano com os seus suspensórios, calças castanhas, pullover verde às riscas, camisa às bolinhas, lata de um filme na mão, está numa estante cá de casa.”
Marlon
Cantor, vocalista de Os Azeitonas
48 anos