Um guia para quem vai estar fora da zona de residência nas legislativas de 18 de maio, mas não quer deixar de exercer o seu dever cívico.
Corpo do artigo
Diferente das europeias
Ao contrário do que aconteceu nas eleições europeias, em que foi implementado um regime excecional que permitiu aos eleitores votar em qualquer mesa de voto, sem inscrição prévia, desta vez estes deverão, por princípio, dirigir-se à secção de voto habitual. No entanto, nos casos em que tal não for exequível, é permitido, mediante dadas regras, pedir o voto antecipado em mobilidade.
Quem?
Qualquer eleitor inscrito no território nacional que, por qualquer razão, esteja impedido de votar no dia das eleições, pode pedir o voto antecipado em mobilidade.
11
de maio é o dia em que será possível votar (nestes casos).
4 a 8
de maio é o período em que terá de ser feita a inscrição para o voto antecipado.
Como?
A inscrição deve ser feita no Portal do Eleitor, entre os dias apontados. Será necessário indicar o local onde se quer votar, para que o nome conste dos cadernos eleitorais da mesa de voto selecionada. Depois de recolhido, o voto é selado e enviado para a mesa de voto de origem, para ser contabilizado a 18 de maio.