
João Coelho foi admitido no Real Conservatório Superior de Música na capital espanhola, onde começou este ano a aperfeiçoar os dotes.
A viagem de João Coelho para Madrid, onde está a frequentar o Real Conservatório Superior de Música, é, em simultâneo, o reconhecimento do talento já demonstrado e o início de uma nova etapa. O jovem de Ponte de Lima sempre quis tocar guitarra clássica e a admissão numa das mais prestigiadas instituições de ensino artístico da Europa pode ser a rampa de lançamento para uma carreira internacional.
João Coelho sempre gostou de música e, quando uma prima começou a aprender a tocar guitarra, fez-se "um clique". Aos oito anos deu início ao seu percurso musical, frequentando a Escola de Música Lethes, sob a orientação de Ricardo Rocha. Dali prosseguiu para o Curso de Instrumentista de Cordas na ARTEAM - Escola Profissional Artística do Alto Minho, na classe de Rodrigo Peixoto.
O percurso do jovem inclui ainda diversas masterclasses com nomes reconhecidos do panorama musical, como Graham Devine, Evan Rothstein, Dejan Ivanović, Michalis Kontaxakis, Judicaël Perroy e Pedro Rodrigues. E um ano sob a alçada de Francisco Gomes, "um dos melhores professores de guitarra clássica em Portugal e um grande pedagogo", junto de quem aprofundou os conhecimentos técnicos e artísticos e cimentou a ideia de cruzar a fronteira.
João Coelho já tinha percebido que "lá fora" havia mais oportunidades e que isso "seria o melhor" para si. É "muito difícil" desenvolver uma carreira em guitarra clássica em Portugal, afiança o jovem, explicando que dar aulas seria uma opção que lhe poderia dar alguma "segurança", mas o seu sonho é "fazer concertos pelo Mundo".
No ano passado, o jovem começou também a ganhar experiência em diversos palcos. Uma das atuações mais marcantes foi em Facha, a povoação que o viu "crescer". Outra foi em Ponte de Lima, durante a Expolima, uma atuação emocionante por lhe permitir tocar para "muita gente e perto de casa".
Em junho, João Coelho viu o esforço dar frutos ao ser admitido no Real Conservatório Superior de Música de Madrid, uma das mais conceituadas instituições na área da performance musical. A "conquista", para além de ser um "reconhecimento" do seu talento, é também uma "oportunidade de representar Portugal no panorama artístico europeu", sublinha. Ali irá aprender com profissionais que têm "carreiras impressionantes" e aperfeiçoar os seus dotes.
João Coelho
Localização Madrid, Espanha
Profissão Músico
Idade 20 anos
