
Consultório de Jardinagem, por Sofia Manuel, designer de jardins e autora de "A Tripeirinha"
Tenho uma varanda com algum sol e gostava de criar uma hortinha agora no outono. É possível ou já vou tarde?
Miguel
Vamos todos dizer em conjunto: "Nunca é tarde para começar uma horta e fazer crescer a nossa própria comida". E o outono, ao contrário do que muitos pensam, é uma das melhores alturas do ano para isso mesmo. A terra mantém a humidade, as temperaturas são mais suaves e as plantas crescem devagarinho, sem dramas de calor extremo nem pragas a fazerem rave no substrato.
No entanto, há alguns cuidados importantes a ter. Vamos a eles!
Primeiro e mais importante, é preciso saber o que plantar. Espinafres, alfaces, rúcula e acelgas, são alguns exemplos que se dão lindamente em vasos ou floreiras. Para os mais ambiciosos, os rabanetes, cenouras e até nabos também adoram o clima fresco. E se quiser um toque aromático, que tal apostar no incrível tomilho ou nos tão deliciosos coentros, vão aguentar firmes até com umas noites mais frias.
E há muitas mais opções, quando visitar um horto dê uma olhada na parte de trás dos pacotinhos de sementes. Todas elas estão identificadas com o momento certo para serem semeadas.
Depois vem a questão dos vasos e aqui não vale improvisar com qualquer balde. No outono chove mais, e o excesso de água é o maior inimigo da horta urbana. Garanta que os vasos têm furos de drenagem. É importantíssimo para evitarmos o encharcamento. Para plantas como cenouras e nabos, escolha vasos com pelo menos 25 a 30 centímetros de profundidade.
Também as embalagens das sementes são uma preciosa ajuda. Lá vai encontrar se é preferível semear diretamente já no vaso onde vai colher as culturas ou se para aquela espécie é mais indicado ser semeada num tabuleirinho primeiro.
A seguir, o sol. Mesmo com dias mais curtos, as suas plantas vão precisar de luz direta durante algumas horas por dia. Coloque os vasos na zona mais luminosa da varanda. Se viver num sítio com menos sol, aposte em espécies mais tolerantes à sombra, como a salsa ou a alface.
E a rega? Nesta altura, menos é mais. Com o frio, a água demora mais a evaporar, por isso só regue quando o substrato estiver seco nos primeiros centímetros. Use a sua ferramenta mais valiosa, o seu dedo, se sentir humidade ainda não é hora de regar.
Outro segredo de sucesso é o substrato. As plantas de outono gostam de uma terra arejada e fértil. Opte por substrato próprio para hortícolas, mas se tiver por aí um saco de plantas de interior pode aproveitá-lo sem medo. Adicione uma boa quantidade de húmus de minhoca (uns 30%), vai tornar o substrato mais rico em matéria orgânica.
Por fim, o frio. Quando as temperaturas descerem a sério, aproxime os vasos das paredes ou use um plástico transparente para as proteger.
Portanto, sim, caro leitor, pode e deve começar a sua horta agora. Vontade, luz e um bocadinho de dedicação e essa hortinha de varanda vai prosperar. Se tudo correr bem, em poucas semanas vai estar a colher alfaces fresquinhas para a família.
Até ao próximo Consultório Jardinagem.
*A NM tem um espaço para questões dos leitores nas áreas de direito, jardinagem, saúde, finanças pessoais, sustentabilidade e sexualidade. As perguntas para o Consultório devem ser enviadas para o email magazine@noticiasmagazine.pt

