O gigante japonês refez o icónico Land Cruiser, mantendo intactas as capacidades fora de estrada e juntando-lhe conforto. Disponível em versões de cinco e de sete lugares, surpreende pelo conteúdo tecnológico. Pode, por exemplo, evoluir em qualquer tipo de terreno a uma velocidade pré-definida.
Corpo do artigo
O ícone do 4x4 combina agora um design mais apelativo com a sua lendária robustez. Destaque para o pneu sobressalente que desapareceu da porta traseira e disfarça eficazmente as suas dimensões generosas. Por enquanto, não há previsão para uma versão de três portas.
No interior, destacam-se dois ecrãs generosos para instrumentação e multimédia conectado e compatível com smartphones sem fios, que podem ser carregados num espaço dedicado na consola central. A Toyota, acertadamente, manteve botões físicos para a maioria das funções, com comandos amplos pensados para uso com luvas, garantindo ergonomia superior em terrenos acidentados.
Os materiais são robustos e suaves, a construção é sólida e o espaço interior generoso, embora os bancos traseiros na versão de 7 lugares sejam mais adequados para crianças. Embora o volume da bagageira não tenha sido divulgado, a Toyota assegura que será mais comprida e larga do que no modelo anterior, que já oferecia 640 litros na configuração de 5 lugares.
Os bancos são em pele aquecidos e ventilados (também nos lugares traseiros), o volante é aquecido e está disponível o head-up display, que projeta informações no pára-brisas.
Evolução Técnica
O Land Cruiser mantém o chassis separado, mas com suspensões que filtram melhor as irregularidades e a direção assistida eletricamente torna a condução mais precisa. O motor diesel 2.8 de 204 cv e 500 Nm é combinado com uma caixa automática de oito relações que, embora não seja a mais rápida, oferece boa suavidade.
A única opção mecânica é um motor a diesel de quatro cilindros, 2.8 litros, com 204 cavalos de potência e 500 Nm de binário. Este motor, classificado como "de transição", será substituído já este ano por uma versão micro-híbrida de 48 V da mesma mecânica. As encomendas deverão abrir em breve e as primeiras unidades chegam no final do ano.
No que toca às suas raízes, o Land Cruiser reforça as suas capacidades com novas soluções tecnológicas. Um novo "Multi-Terrain Select" adapta automaticamente a resposta dos componentes mecânicos (binário, ESP, controlo de tração) à natureza do terreno (Auto, Lama, Areia, Rochas). O "Crawl Control", um regulador de velocidade para terrenos difíceis, permite avançar a baixa velocidade sobre obstáculos, exigindo ao condutor apenas o controlo da direção.
Um sistema de visão panorâmica, incluindo uma câmara que permite ver "através do chassis", oferece monitorização completa da área envolvente.
Com uma gama de redutoras e bloqueios do diferencial central e traseiro, o Land Cruiser foi desconcertante na facilidade com que superamos os obstáculos mais desafiantes, confirmando a sua capacidade fora de estrada.
Os consumos dificilmente baixam dos 10 l/100 km. Custa 154 950 euros.