A reportagem “São autistas, mas tardaram a sabê-lo”, publicada na “Notícias Magazine” em agosto de 2024, recebeu, esta quinta-feira, uma menção honrosa, na 4.ª edição do Prémio de Jornalismo em Psiquiatria e Saúde Mental.
Corpo do artigo
O trabalho, da autoria da jornalista Ana Tulha e da fotojornalista Maria João Gala, conta a história de três pessoas autistas que só receberam o diagnóstico já na idade adulta e que, por culpa disso, passaram uma parte da vida a sentir que não encaixavam, sem perceber porquê, com todos os problemas que daí advêm. Pode lê-lo aqui.
Foram ainda premiados, nas várias categorias, os trabalhos “Fio da Balança”, grande reportagem emitida na SIC, com a assinatura de Catarina Marques, “O Turno Infinito”, da jornalista Camila Vidal (Antena 1), “Drama da Saúde Mental dos Jovens”, de Lucília Galha (“Sábado”), e “A equipa que acompanha de perto a saúde mental de quem está mais longe no Interior do país”, publicada no “Observador”, com texto da jornalista Sara Dias Oliveira e fotos de Igor Martins.
Este prémio, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM), em parceria com a Johnson & Johnson Innovative Medicine, visa distinguir os trabalhos jornalísticos que fomentam a difusão e sensibilização da população para questões relacionadas com a doença mental.