Trabalho da NM distinguido no Prémio ANMP de Jornalismo e Poder Local
Reportagem no Fundão, da autoria da jornalista Ana Tulha e da fotojornalista Maria João Gala, recebeu o 1.º prémio. Entrega de diplomas decorreu esta terça-feira.
Corpo do artigo
O trabalho "Fundão, terra de todas as nações", publicado na Notícias Magazine em fevereiro de 2024, foi, esta terça-feira, distinguido no Prémio ANMP de Jornalismo e Poder Local, entregue na Associação Nacional de Municípios Portugueses, em Coimbra. A reportagem, da autoria da jornalista Ana Tulha e da fotojornalista Maria João Gala, recebeu o 1.º prémio na categoria de Imprensa.
"Fundão, terra de todas as nações" é uma viagem por um município que é um caso de sucesso no que toca à integração de imigrantes. Na data em que foi feita a reportagem, estavam representadas na cidade 73 nacionalidades e cerca de 15% dos habitantes locais eram imigrantes.
O trabalho mergulha nas histórias de quem foi para o Fundão em busca de uma vida melhor e lá encontrou uma rede fundamental para começar de novo. Mostra ainda como os imigrantes se revelaram fundamentais para suprir as carências de mão de obra.
Ainda na categoria de Imprensa, foram distinguidos com menções honrosas os trabalhos "O silêncio da água", do jornalista Marco Monteiro Cândido (Diário do Alentejo), e "O bairro esquecido e decrépito à sombra da maior obra de Lisboa", de João Pedro Pincha (Público).
Destaque ainda para a reportagem "Cante em Lisboa", de Arlinda Brandão (Antena 1), que venceu o 1.º prémio na categoria de Rádio, e para "Emissora Local Algarvia. Os últimos sons da Rádio Fóia", de Diana Santos Gomez (RTP), distinguida com uma menção honrosa na categoria de Televisão.
Na categoria de Fotojornalismo, o prémio foi entregue aos trabalhos "Há uma nova rota dedicada aos Templários e também pode ser feita a pedalar", do fotojornalista Sérgio Azenha (Público) e "Aniversário dos Bombeiros Sapadores de Coimbra", do fotojornalista Pedro Ramos (jornal As Beiras).
O “Prémio ANMP de Jornalismo e Poder Local”, atribuído anualmente pela Associação Nacional de Municípios Portugueses, tem como objetivo a "distinção de um trabalho jornalístico sobre o poder local, a gestão autárquica e as dinâmicas autárquicas que contribuem para o desenvolvimento local e regional e para o bem-estar das populações".