A Volkswagen reeditou a popular T1 ("Pão de Forma", com motorizações exclusivamente elétricas. E, na rua, faz virar cabeças. Há, agora, variantes de seis e sete lugares, com uma potência de 286 cavalos, mais 250 do que o modelo original, lançado em 1950. Além de vistosa, a ID Buzz acelera forte.
Corpo do artigo
As diferenças nas dimensões são notórias entre o modelo original e a ID Buzz, mas a verdade é a moderna é logo identificada como uma “Pão de Forma” e, com a pintura de dois tons, presente na unidade que ensaiamos, é paixão à primeira vista.
A VW decidiu esticar o modelo até aos 4,92 metros, permitindo agora oferecer também variantes de seis e de sete lugares. O acesso é fácil e os passageiros da terceira fila beneficiam de comodidades como saídas de ventilação individuais, entradas USB e porta-objetos.
Outra grande novidade é a introdução do motor estreado no ID.7, que debita 286 cv e 506 Nm de binário, que lhe permite atingir os 0-100 km/h em 7,9 segundos, com uma velocidade máxima limitada a 160 km/h. A VW propõe baterias de 84 kWh e de 91 kWh (esta exclusiva da versão longa e que alcança uma autonomia superior de 470 km).
A ID Buzz deixa-se conduzir com muita facilidade - mesmo em cidade -, tem espaço em todas as direções, um interior luminoso, pecando por alguns materiais e por uma pouco prática barra para controlo do volume e temperatura.
As acelerações são vigorosas e os consumos vão do oito ao 80. Em cidade chegamos aos 14,7 kWh/100 km e em autoestrada registamos 24,5 kWh.
A unidade ensaiada foi cedida pela Carby e custa a partir dos 61 052 euros. Mas a gama começa nos 49.177 euros (cinco lugares e 170cavals de potência) e vai até aos 78.508 euros (versão GTX, de 240 cavalos, tração integral e sete lugares).
Dimensões Para acomodar sete pessoas o comprimento cresceu para os 4,96 metros e a distância entre eixos chega aos 3,23 m. A largura é de 1,98 metros e a altura de 1,90m. Com a lotação completa, a bagageira leva 306 litros.
Carregamento As versões de 91 kWh carregam até 200 kW e em menos de meia hora vão dos 10 aos 80%. Para carregamento em casa (AC), pode ser utilizado o ID. Charger com potência máxima de 11 kW.
Equipamento O ID Buzz tem ar condicionado automático de três zonas com painéis de controlo para os passageiros traseiros. Dispõe de iluminação ambiente de dez cores e sistemas de segurança onde se inclui a travagem de emergência autónoma.
Do equipamento desta versão fazem ainda parte o Cruise Control Adaptativo, o Front Assist, com deteção de peões e ciclistas, a travagem de emergência autónoma e monitorização de peões e ciclistas, o Lane Assist (Assistente de permanência na faixa de rodagem), o limitador de velocidade preditivo e o monitor da atenção/fadiga do condutor.Pacote de Assistência.