Incidente ocorreu em 2023, quando a cantora pediu ao público que lhe atirasse água num concerto em Las Vegas. Fã respondeu ao pedido, mas alega ter sofrido danos físicos e emocionais devido à reação de Cardi B, que a atingiu com um microfone.
Corpo do artigo
Está quase a fazer dois anos desde o episódio que rapidamente se tornou viral nas redes sociais, quando Cardi B lançou um microfone a uma espectadora durante um concerto em Las Vegas, EUA.
Agora, a fã avançou com uma ação judicial contra a artista na Corte do Condado de Clark, no estado do Nevada, com a intenção de responsabilizar a rapper pelos alegados prejuízos causados.
A queixosa, identificada como Jane Doe — pseudónimo utilizado para proteger a sua identidade — apresentou a queixa por agressão, assalto e negligência, alegando ter sofrido “grave sofrimento emocional, humilhação pública e ferimentos físicos” resultantes do episódio.
Segundo vídeos divulgados na internet, a equipa de Cardi B incentivava os espectadores nas primeiras filas a atirar água durante a interpretação da música “Bodak Yellow”, numa tentativa de ajudar a artista a refrescar-se devido ao calor no palco. Quando Jane Doe molhou Cardi B e espalhou também cubos de gelo, a cantora reagiu abruptamente, atirando o microfone em direção à fã.
O processo detalha mesmo que, durante o espetáculo realizado em 29 de julho de 2023, no Drai’s Beachclub, Cardi B pediu verbalmente para que o público lhe lançasse água. A equipa jurídica da queixosa sustenta que a rapper consentiu implicitamente com os pequenos salpicos, chegando mesmo a despejar água sobre si própria no palco, incentivando a interação.
Contudo, a reação da rapper, ao arremessar o microfone de forma repentina e enérgica, terá causado danos físicos e psicológicos à fã. Jane Doe acrescenta ainda que a cantora devia ter previsto o risco inerente a lançar um objeto pesado para a plateia, classificando o gesto como desproporcionado e injustificado.
Por sua vez, o advogado de Cardi B, Drew Findling, rejeitou as acusações, afirmando tratar-se de uma “tentativa lamentável de extorsão financeira”. Findling recordou que as autoridades de Las Vegas encerraram a investigação inicial por falta de provas e considerou a nova ação judicial infundada.
Após o incidente, Cardi B justificou-se no palco com a frase que ficou famosa: “Disse para me molharem o rabo, não a cara, vadia”. Curiosamente, o microfone em questão foi leiloado em agosto de 2023 por mais de 90 mil euros, com o valor a ser destinado a instituições de solidariedade.
Em declarações à revista "People", a suposta vítima afirmou que o que para muitos foi encarado como uma “brincadeira” foi, para si, uma experiência traumática que afetou profundamente a sua qualidade de vida. A fã espera que o processo sirva para responsabilizar a artista, sublinhando que “nenhuma celebridade está acima da lei”.