Filipa Areosa, Carolina Pinto, Catarina Gouveia e Laura Figueiredo aproveitaram o celebração da Semana Mundial do Aleitamento para falar sobre o tema.
Corpo do artigo
Estabelecida pela Organização Mundial de Saúde em 1992, a Semana Mundial do Aleitamento Materno decorre nos primeiros dias de agosto.
Em Portugal, são várias as figuras públicas que, diariamente, oferecem testemunhos e reflexões sobre a amamentação.
Mãe de primeira viagem, a atriz Filipa Areosa partilhou uma fotografia a amamentar o filho, de forma a contribuir para o movimento social. "18 meses a dar de mamar. Aproveitar enquanto dura porque não existe na nossa relação melhor maneira de nos conectarmos e regularmos", escreveu a atriz, de 34 anos.
Em junho deste ano, Carolina Pinto, de 31 anos, decidiu parar de amamentar a filha mais nova, Maria Emília, fruto da relação com o pasteleiro Marco Costa. "Quase 17 meses de amamentação que chegaram ao fim! Feliz por ter conseguido amamentá-la até ao dia em que isso me fazia sentir bem. E é disto que precisamos falar mais vezes", destacou a influenciadora.
Quem não esconde a alegria que sente em amamentar é Catarina Gouveia. A atriz, de 36 anos, caracteriza a amamentação como "pura arte, das mais bonitas que há, uma arte de amor e fé".
Há três anos a amamentar o filho primogénito, a psicóloga Filipa Malo, de 32 anos, foi mãe pela segunda vez esta semana e mostrou-se animada para repetir a "experiência" com o bebé Duarte.
Laura Figueiredo, de 37 anos, amamentou a filha mais velha e optou por fazer o mesmo com Gabriel. "A amamentação exclusiva, para muitas mulheres, emagrece, desgasta, dormimos pouco", explicou a atriz casada com Mickael Carreira.