Denise de Oliveira, ex-cozinheira da atriz Glória Pires, foi dispensada sem justa causa em setembro de 2021, após ter sofrido um incidente de trabalho. A funcionária trabalhava 12 horas por dia e não tinha direito a pausas, além dos 30 minutos de almoço.
Corpo do artigo
A atriz brasileira Glória Pires foi condenada a pagar uma indemnização de mais de 500 mil reais (cerca de 80 mil euros) à sua ex-cozinheira Denise de Oliveira, avança a imprensa brasileira. A decisão foi revalidada pelo Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, no Brasil, e em causa estão horas extra não pagas, trabalho noturno, ausência de pausas e honorários do advogado.
Em primeira instância, a mulher, que trabalhou na casa da artista durante sete anos, revelou que fazia turnos de 12 horas por dia, almoços de apenas 30 minutos e foi dispensada, em setembro de 2021, sem justa causa. Na altura, exigiu uma compensação de 559 mil reais (88 mil euros).
Perante a Justiça, Denise explicou que a sua situação agravou-se após ter sofrido um incidente no trabalho, a 7 de fevereiro, a obrigou a ficar de baixa de 20 dias. A recuperação revelou-se mais longa do que o previsto e, em setembro, quando regressou ao trabalho, foi informada de que tinha sido dispensada.
O tribunal deu imediatamente razão à ex-cozinheira, embora os advogados da atriz tenham tentado recorrer. A defesa de Glória Pires chegou a oferecer um acordo de 35 mil reais (aproximadamente cinco mil euros), mas a quantia foi rejeitada por ficar muito abaixo do valor inicialmente pedido por Denise. Na segunda instância, a Justiça confirmou o veredicto, embora o caso ainda possa ser objeto de novos recursos.