Protestos com crocodilos insufláveis obrigam Jeff Bezos a alterar local do casamento
O casamento de Jeff Bezos e Lauren Sánchez sofreu uma mudança de última hora no local das celebrações após um grupo ativista ameaçar libertar crocodilos insufláveis nos canais de Veneza, obrigando a reforçar a segurança do evento.
Corpo do artigo
O casamento de Jeff Bezos, fundador da Amazon e da Blue Origin, com a jornalista Lauren Sánchez tem estado em destaque, mas não pelos melhores motivos. As celebrações sofreram uma mudança de última hora no local, depois do grupo de ativistas "No Space for Bezos" ter ameaçado libertar crocodilos insufláveis nos canais de Veneza.
A cerimónia estava inicialmente prevista para ter lugar na Scuola Grande della Misericordia, um imponente edifício do século XVI no coração de Veneza, mas o protesto levantou preocupações quanto aos possíveis constrangimentos para os convidados à chegada. Por isso, o casal optou por trocar alianças no Arsenale, um complexo de estaleiros com muros altos que garantem maior privacidade e impedem possíveis invasões de ativistas.
Segundo a imprensa italiana, a mudança de local do casamento esteve também indiretamente ligada à escalada do conflito armado entre Israel e o Irão, dado que Ivanka Trump, filha do presidente Donald Trump, estará entre os convidados. Entre os cerca de 200 presentes, esperam-se ainda nomes como Elon Musk, Kim Kardashian, Leonardo DiCaprio, Mark Zuckerberg e Bill Gates.
A data exata do casamento e os pormenores da cerimónia ainda não foram revelados, mas acredita-se que o evento terá lugar esta quinta-feira na Basílica de San Giorgio Maggiore, enquanto a festa está prevista para sábado.
Protestos sem fim
Além do grupo ativista "No Space for Bezos", também a Greenpeace, organização ambientalista internacional, se juntou aos protestos contra a realização do casamento de Bezos em Veneza.
Nas ruas da cidade italiana, foi colocado um cartaz onde se podia ler: "If you can rent Venice for your wedding, you can pay more tax" ("Se podem alugar Veneza para o vosso casamento, podem pagar mais impostos", em português).
Apesar do descontentamento dos cidadãos, a Câmara de Veneza apoia a realização do casamento, afirmando que este trará benefícios económicos sem causar perturbações na cidade. Foi reservada uma frota de gôndolas para o evento, embora, com a nova localização, não se saiba se serão utilizadas.