Rainha Letizia destaca-se em missa inaugural com privilégio reservado a poucas mulheres
Rainha Letizia de Espanha marcou presença na missa de inauguração do pontificado de Leão XIV, no Vaticano, destacando-se ao exercer o privilégio de usar branco diante do pontífice, um direito concedido apenas a algumas rainhas católicas.
Corpo do artigo
A missa de inauguração do pontificado de Leão XIV teve lugar este domingo, na Praça de São Pedro, no Vaticano, sob o olhar atento de várias figuras de Estado, entre as quais os reis de Espanha, Felipe VI e Letizia, e o vice-presidente dos EUA, JD Vance, acompanhado pela mulher, Usha Vance.
Para a cerimónia, Letizia de Espanha exerceu o privilégio de ser uma das poucas mulheres autorizadas a usar branco diante do pontífice, refere a revista espanhola "Hola!". A rainha optou por um vestido midi justo, complementado com um véu bordado.
O momento, muito aguardado pelos católicos, contou ainda com a presença do príncipe Alberto do Mónaco e do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, com quem o novo pontífice trocou algumas palavras, durante uma audiência privada, em defesa de uma "paz justa e duradoura".
Quem não marcou presença na cerimónia foi Carlos III que, ao contrário do que sucedeu no funeral do papa Francisco, também não enviou o filho mais velho, William, para representar a família real no evento religioso.