Karla Sofía Gascón tornou-se na primeira mulher trans nomeada para o Oscar de Melhor Atriz. Robert De Niro apoiou publicamente a filha Airyn, rosto da comunidade.
Corpo do artigo
Nos últimos anos, a comunidade trans tem vindo a crescer em visibilidade, com várias figuras públicas a darem a cara pela causa, como é o caso de Caitlyn Jenner (anteriormente Bruce Jenner, atleta olímpico) e da atriz Karla Sofía Gascón, nomeada para os Oscars na categoria de Melhor Atriz pelo papel no filme "Emilia Pérez".
São cada vez mais as pessoas que não se identificam com o género atribuído ao nascimento e, por isso, optam pelo processo de transição. Recentemente, a filha do empresário Elon Musk, Vivian Jenna Wilson, de 20 anos, lançou críticas ao pai por nunca ter apoiado a sua decisão. “O sexo que me foi atribuído ao nascimento era uma mercadoria comprada e paga. Quando eu era uma criança feminina, e depois me tornei transgénero, fui contra o produto que foi vendido”, afirmou, acusando o pai de “escolher” o género dos filhos - que já são 14 - por fertilização in vitro.
Também a filha do ator Robert De Niro se assumiu, esta semana, como uma mulher transgénero. Em entrevista à revista “Them”, Airyn, de 29 anos, falou abertamente sobre a relação com os pais. “Obviamente, nenhum pai é perfeito, mas sou agradecida aos meus pais por terem concordado em manter-me longe dos holofotes. Eles queriam que eu tivesse uma infância o mais normal possível”, revelou. A atriz acrescentou ainda que gostaria de inspirar, nem que fosse “pelo menos uma pessoa” que fosse “negra, queer” e não extremamente magra.
Em declarações ao site de celebridades TMZ, Robert De Niro demonstrou apoio incondicional à filha: “Eu amava e apoiava o Aaron como meu filho, e agora amo e apoio a Airyn como minha filha. Não sei qual é o problema, eu amo todos os meus filhos”, sublinhou. Airyn é fruto do anterior relacionamento de Robert De Niro com Toukie Smith e tem um irmão gémeo, Julian De Niro.
J.K. Rowling contra a comunidade
A conceituada autora da saga Harry Potter celebrou, na rede social X, a decisão do Reino Unido de definir legalmente o termo “mulher” com base apenas no sexo biológico. A medida terá consequências negativas para mulheres trans, que poderão ser impedidas de aceder a espaços reservados exclusivamente a mulheres.
O ator chileno Pedro Pascal, irmão da atriz trans Lux Pascal - que o tem acompanhado nos principais eventos públicos - reagiu de imediato à posição de J.K. Rowling, apelidando-a de “perdedora abominável” e classificando as suas declarações como “nojentas”.