Opinião

Comboio a vapor

Portugal comparado com Espanha em rede ferroviária é um verdadeiro desastre. Não é um problema deste Governo, é de décadas sucessivas a apostar no betão e abandono de um modo de transporte que muitos agora descobriram ser altamente limpo e ecológico. António Costa está no cargo de primeiro-ministro há sete anos e há sete anos que anda a prometer uma revolução ferroviária em curso, o chamado Ferrovia 2020, com mais dois anos de atraso e com possibilidades de, mais uma vez, ser adiado devido à crise inflacionária e abrandamento da economia. Do outro lado da fronteira, a Adif (a Infraestruturas de Portugal lá do sítio) superou em setembro 90% das contratações que tinha previstas até dezembro. Nesta matéria, estamos num comboio a vapor, enquanto os espanhóis andam de TGV há décadas.

Há pouco mais de 15 dias, o primeiro-ministro voltou a apresentar o projeto, chamando-lhe até "uma paixão platónica" dos portugueses, aspirando reduzir o tráfego de carros nas estradas e os voos domésticos (como se houvessem aos pontapés), em sintonia com as políticas de Bruxelas em relação à emergência climática.

PUB

Nada mais certo, apesar de o plano continuar a inclinar o país para o mar. Ou seja, assim como no velho Oeste a ferrovia serviu para povoar a América, espera-se também que, em Portugal, seja uma nova oportunidade para os territórios do Interior, que sofreram a bom sofrer com a política de encerramento de linhas icónicas ou com o desinvestimento de outras nas últimas décadas.

Mas a verdade é que este plano não faz sentido sem os espanhóis e eles, na prática, estão a borrifar-se. A linha ferroviária entre Lisboa e Madrid praticamente não existe. Não há um comboio direto desde que foi suspenso há três anos e a única conexão internacional é uma locomotiva poluente e lenta entre o Porto e Vigo. Para nós, é tão importante a rede nacional como a suas ligações a Espanha e se os espanhóis não acompanham os investimentos portugueses, seremos uma "ilha" dependente dos aviões e carros, como dizia Costa.

*Editor-adjunto-executivo

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG