De pobreza e exclusão social sofrem os pobres e os excluídos socialmente. Parece uma evidência, aparentemente é uma verdade insofismável, mas é preciso lembrá-la todavia.
Corpo do artigo
Porque é uma trágica condição cada vez mais difícil de superar, neste sistema que fecha a porta ao privilégio e o autorrecompensa em ciclo fechado. Tanto, que o homem mais rico do Mundo ficou ainda mais rico - esta semana, num só dia, a fortuna de Jeff Bezos aumentou 11 mil milhões de euros(!) - durante uma das mais graves crises políticas, sociais e sanitárias dos últimos 50 anos. Tanto, que 75% das famílias com mais posses aumentaram ainda mais o seu valor nos últimos meses.
O Mundo está de joelhos e eles estão sentados em cima dele e das desigualdades que lhes trazem os lucros obscenos. Não tenho nada contra quem tem dinheiro, não gosto da incapacidade do poder, muitas vezes militante, para conseguir reduzir as diferenças chocantes e que estão a descoberto. Não há ninguém que não as veja, não há desculpa para a inação. Isto está tudo errado e apetece recordar o Pina: "Era preciso mais do que silêncio/ era preciso pelo menos uma grande gritaria".
Jornalista