Era uma vez uma lucrativa academia de artes que se estabeleceu em Portugal há cerca de um século. A academia tem três artistas que têm mais dinheiro e mais fãs e, por isso, garantem mais lucro aos donos. Por esse motivo, as administrações da academia tudo fazem para manter o seu domínio sobre todos os outros.
Por vezes aparecem alguns artistas talentosos a merecer um lugar no palco. Não têm sorte. Ou esbarram num júri mais "atento" que deteta um grave erro no toque mais ligeiro e normal (coisa que nunca veriam na atuação dos três protegidos) ou veem um contacto que nem sequer chegou a acontecer. E, quando isto não resulta, arranjam-se expedientes mais rebuscados que não lembrariam ao mais astuto dos astutos.
Há uns anos chegou um mágico muito talentoso à academia. Era um artista que deslumbrava toda a gente pela sua enorme qualidade. Mas o administrador teve medo de perder o rendimento se os três artistas famosos se zangassem e, por isso, inventou uma tentativa de agressão no túnel de acesso ao palco para expulsar o afamado artista sem que pudesse ser consagrado pelo seu talento.
A certa altura, os jornais que não eram controlados pelos poderosos começaram a denunciar os truques da administração da academia. Todos percebiam que os júris não eram imparciais, favorecendo sempre três. Foi então que o administrador se lembrou de criar um videojúri para corrigir os "erros" do júri de palco. Foi uma jogada de mestre: assim havia uma possibilidade extra para corrigir os raros erros contra os três artistas famosos e continuar a errar contra todos os talentosos que lhes pudessem fazer frente. Apesar de a academia ter obrigação de promover as artes, o seu único interesse é ganhar dinheiro. Já não é mais uma academia. É outra coisa, mas há muito quem goste assim.
A subir
A coragem da Liga Portugal para permitir que os árbitros e o VAR sejam tão descaradamente parciais. Tanta coragem merece elogio.
A descer
Se a Antena 1 não transmite um V. Guimarães-Braga, então não sabemos para que serve o serviço público de rádio.
*Adepto do Braga

