As comemorações do centenário de Agustina Bessa-Luís tiveram início o passado fim de semana na sua terra natal em Amarante, seguida de uma sessão em Serralves, no Porto, onde viveu parte da sua vida, com a presença do presidente da República. Desta forma, o Norte homenageia uma figura literária conhecida pela sua erudição, pelo seu poder imaginativo, que marca de forma plural e expressiva a cultura portuguesa.
Corpo do artigo
A CCDR-N incentivou o consórcio promotor das comemorações que irão decorrer até ao próximo ano, liderado pelo Município de Amarante incluindo as autarquias do Porto, Vila do Conde, Póvoa do Varzim, Baião e Régua, as universidades, os organismos regionais de turismo e da cultura, a Fundação de Serralves e o Teatro S. João.
A programação inclui ações ancoradas no território físico e imaginário de Agustina: roteiro sobre os "Lugares de Agustina" privilegiando experiências culturais em territórios que marcaram a sua vida; exposições itinerantes sobre a sua vida e a obra; programa de "Leituras encenadas" para minorar a exclusão e promover a integração cultural; roteiro de residências artísticas; e eventos promovidos por diferentes instituições que se têm vindo a associar às comemorações.
O Norte honra uma escritora que soube entender a alma portuguesa, em particular as paisagens e as vidas da região de Entre Douro e Minho, onde nasceu, e do Porto, onde viveu. O local é parte do global, e se a relevância da obra de Agustina vai muito para além dos lugares sobre os quais escreve, isso não nos impede de convocar a alma do Norte, pois por muito particular que seja, não é de modo nenhum um mundo fechado. Para o ilustrar, deixo-vos as suas palavras sobre o Norte:
"Mais do que em qualquer outro lugar, verificamos que no Norte o sentimento das classes só existe como meio para dialogar [...]. Para lá dos quadros da linguagem, conservam os do Norte uma faculdade de diálogo que escapa ao cerimonial das suas conversas e atitudes. Há sempre uma forma, um objeto, uma paisagem que conflui o entendimento humano e que faz a génese autêntica das suas relações."
*Docente universitário