Corpo do artigo
Sorri quando percebi a quem se dirigia o comentário: a alma de Santana Lopes e o Excel de Rui Rio.
O poder das palavras é este. O de dar uma sentença.
Neste caso, dos presumíveis dois candidatos à liderança do PSD, é provável que um esteja sentenciado à emoção e outro à razão. Se os militantes (as misteriosas bases) acharem que é preciso "casar" o irritante otimista António Costa com alguém mais sisudo, há que eleger Rio. Se, pelo contrário, acharem que ao hierático Passos Coelho deve suceder um protagonista extrovertido e de bem com a vida, então Santana Lopes terá hipóteses de vencer.
Quem for pelo bloco central, aposta em Rio. Quem for pela alternativa, vota Santana. Até porque Santana emparelhará bem com Cristas se for preciso.
Com o beneplácito de Marcelo nos dois casos. O bloco central pela estabilidade ou o PSD/CDS-PP pela alternativa. O "cata-vento" que Marcelo tem no corpo, indicar-lhe-á a direção. E o PCP que se cuide.
Pelo meio, a confirmarem-se as duas candidaturas, haverá moções, programas, equipas. Mas no final do dia, ganhará o medo ao poder excessivo de Costa (que submeterá Rio) ou o medo à "trapalhada" santanista.
As consequências serão parecidas. Embora mais determinante para Rio, num claro processo de "agora ou nunca", a verdade é que Santana Lopes também já não terá muito tempo para "andar por aí".
Mas, no fundo, o mais grave não é a análise dominante de arquétipos amplificados pela Comunicação Social.
O mais grave é a aparente incapacidade de os partidos assumirem a tarefa da renovação mesmo que para tal seja necessário lutar durante períodos de transição mais ou menos longos.
Paulo Rangel e Luís Montenegro têm menos 11 e 16 anos do que Rio ou Santana Lopes. Podem não ser a mudança por eles próprios mas talvez tivessem a capacidade de a mobilizar internamente. Talvez tivessem a capacidade de a pensar para o partido e para o país a 20 ou 30 anos. Mas talvez não colhessem diretamente os louros da sua luta.
E isso é que nenhum protagonista político parece ter condições para aceitar.
ANALISTA FINANCEIRA