Enquanto soma vitórias consecutivas (aí vão 7) após o empate no Jamor com o Casa Pia, o F. C. Porto procura não antecipar as definições, algo que só conseguirá se vencer em Alvalade para, depois, ir ganhar à Luz em Abril.
Corpo do artigo
Também com uma deslocação a Braga e com os jogos da Liga dos Campeões a cruzarem dificuldades com o Inter de Milão, o calendário não joga, teoricamente, a favor dos "dragões". Mas é a prática que ganha jogos. São mais do que muitos os pontos de análise e equações, bem mais do que os 8 pontos virtuais ou 5 pontos reais que nos separam da liderança. Acreditar é preciso, jogar mais é imperioso, mesmo para quem transporta o pleno dos títulos nacionais no peito e tem tudo para sair vitorioso.
Nem sempre a consistência combina com exuberância. A vitória sólida e merecida frente ao Vizela não revelou o esplendor de jogo e viveu da presença de um colectivo comprometido face à sombra das ausências de Otávio e Eustaquio. Não valerá muito perorar sobre a falta do maestro luso-brasileiro no equilíbrio e "punch" do meio-campo portista. Sem ele é diferente. Perante a impossibilidade e utilização do internacional canadiano, o que Grujic entrega ao jogo é coerente, mas com menor capacidade de construção e ruptura. O regresso de Evanilson é uma ótima notícia para a materialização da primeira dupla de avançados, a eleita no início da época. Esta equipa parece viver à espera do momento de fazer a diferença e essa possibilidade materializa-se em Alvalade e na Liga dos Campeões. Aproximam-se momentos decisivos e tudo está por definir.
A subir
A estreia de Vasco Sousa acrescenta mais um grau de leitura às opções de Sérgio Conceição para o meio-campo. Aos 19 anos, a estreia na equipa principal do F. C. Porto é um prémio que só se obtém com qualidade, trabalho e merecimento.
A descer
A lesão de Wendell pode complicar as contas para Alvalade e promover Zaidu ao onze base. Uma ausência a que se soma a equação Otávio, factores decisivos e com impacto na interpretação dos processos de jogo da equipa.
*Adepto do F. C. Porto
(O autor escreve segundo a antiga ortografia)