O olival em regime extensivo é um dos sistemas de cultivo mais tradicionais e enraizados na nossa cultura, sendo parte integrante da valorizada dieta mediterrânica.
Corpo do artigo
O azeite que resulta deste tipo de produção é de altíssima qualidade e com benefícios reconhecidos para a saúde. São diversos os trabalhos de investigação que fundamentam esta importância, fazendo perceber melhor as razões que explicam a sua utilização, desde os tempos mais ancestrais, pelos povos e civilizações da bacia do Mediterrâneo, não só como alimento, mas também muitas vezes como medicamento.
A sua composição única faz do azeite o óleo de origem vegetal mais saudável, em especial devido ao perfil de ácidos gordos, maioritariamente ácido oleico, mas também com vários compostos biologicamente ativos e benéficos para a saúde, antioxidantes naturais, fitoesteróis e vitaminas lipossolúveis, entre outros, o que faz com que ocupe um lugar de destaque na dieta, na qual é incluído no grupo de alimentos que devem ser consumidos diariamente, numa dose próxima de duas a três colheres de sopa.
Os territórios do Douro e de Trás-os-Montes são conhecidos pela produção de alguns dos melhores azeites do Mundo, muitos deles com certificação para produção biológica. É por isso triste e difícil de entender as notícias negativas sobre a campanha em curso. Num ano em que a produção, por razões exclusivamente naturais, até se pauta por níveis medianos ou mesmo baixos, temos um decréscimo acentuado no preço, motivado, entre vários fatores, por uma estranha e repentina alteração da regulação de mercado no escoamento e tratamento do bagaço resultante do processo de extração nos lagares.
É por isso necessária uma rápida intervenção na resolução deste problema, seja através de medidas regulatórias adequadas e estímulos de acesso a novos mercados, ou pela translação do conhecimento existente para tratamento do subproduto referido. A UTAD não deixará de exercer o papel que lhe cabe nesta matéria. Porque se a investigação tem que ser global, também pode e deve ter impacto no território.
*Professor catedrático, vice-reitor da UTAD