Corpo do artigo
1A chamada "Primavera árabe" continua a surpreender e de mal a pior. Depois de processos políticos conturbados na Tunísia ou no Egito, ou de desastres na Líbia e na Síria, supôs-se que algo poderia "despiorar". Poder, podia. Mas não era a mesma coisa. No Egipto, a condenação à morte de Mohammed Morsi (e de outros cem) é a confirmação de que, na terra dos faraós, democracia nem vê-la. Morsi ganhou eleições e não escondeu ao que ia: instaurar um Estado egípcio regulado pelo Islão. Não queriam? Dissessem que não podia concorrer com aquele projeto, e discutia-se o assunto. Agora, inventar razões para o derrubar pela força e para depois o condenar à morte desonra o atual regime e enxovalha as ilusões democráticas de quem, nestes processos, acreditou no Pai Natal.
2. A ACISJF - Porto (Associação Católica Internacional ao Serviço da Juventude Feminina do Porto) tem um nome quase tão comprido como os cem anos de vida que agora celebra. Não sou adepto de certas formas execráveis da caridadezinha, essa doença infectocontagiosa da alma. Mas a ACISJF tem a sabedoria e experiência suficientes (que a patine do tempo ajuda a garantir) para escapar a este risco. É, por isso, uma instituição que admiro. Pela missão que prossegue, antecipando-se ao "tempo" contemporâneo em que, por exemplo, se fala da violência sobre as mulheres. E, tanto ou mais, pela ação e por aqueles que conheço e a ela se dedicam de forma discreta e desinteressada.
Esta admiração, note-se, tem um mérito especial. É célebre o bacalhau com natas, e são famosas as bolachas da ACISJF. Há largos anos, os meus pais e outros familiares ajuizaram com a força de um imperativo kantiano que o dito bacalhau era uma excelente opção ("pelo menos, ajudamos as senhoras!", como antes se dizia). Ora, tantas e tão inúmeras vezes se repetiu a escolha que ainda hoje tenho alguma dificuldade sofrida em encarar o pitéu sem o sobrolho carregado.
Seja como for, parabéns. A ACISJF representa um Porto que existe, interclassista, descomplexado, católico, solidário. As mãos, na massa; os braços, abertos, para acolher quem sofre. Só por causa disso, e muito é, um dia destes passo ali no beco Passos Manuel a fazer uma encomenda de bacalhau com natas. Façam Vossas Excelências o favor de se mexerem e fazerem o mesmo.